17º Congresso Nacional: acompanhe as novidades e garanta sua inscrição

Qual é o amanhã que os Médicos do Trabalho podem esperar para especialidade? Quais são os principais desafios que devem ser enfrentados hoje para ampliar o reconhecimento dos profissionais e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores?

Essas são algumas das perguntas que a programação científica do 17º Congresso Nacional da ANAMT busca responder. O evento, que acontece a cada três anos, será realizado dos dias 15 a 18 de maio de 2019, em Brasília, e terá como tema central “Valores Essenciais Frente às Transformações do Trabalho: Hoje e Amanhã”.

O Congresso possibilitará aos participantes se atualizarem sobre diferentes temas relacionados à especialidade, e a troca de experiências. “É uma oportunidade para o debate técnico-científico de temas atuais, que afetam o exercício da especialidade, enquanto espaço de educação continuada, e possibilita a troca de experiência e formação de redes de suporte entre os profissionais da área”, ressalta a diretora científica da Associação e coordenadora da comissão científica do evento, Dra. Elizabeth Dias.

Inscreva-se agora e garanta a sua participação no evento: http://www.congressoanamt2019.com.br/

Para mais informações e dúvidas, entre em contato com a Secretaria da ANAMT pelo telefone (11) 3251-0849 ou pelo e-mail secretaria@staging.anamt.org.br.

Cursos pré-evento

No primeiro dia do 17º Congresso Nacional da ANAMT, serão realizados cursos sobre temas atualmente debatidos na especialidade. Assuntos como as mudanças trazidas pelo eSocial, a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, a gestão integrada de saúde corporativa na prática, o conceito de Laboratório de Mudança e Perícia Médica serão abordados.

Ainda de acordo com a Dra. Elizabeth Dias, o evento oportuniza o debate sobre as mudanças na legislação de proteção social em curso, entre elas, a Reforma Trabalhista e a revisão de benefícios por incapacidade laborativa, concedidos pela Previdência Social, que tem repercussões sobre o exercício da Medicina do Trabalho. “É necessário nos preparar para acompanhar os efeitos e desdobramentos das mudanças em curso, e buscar construir, coletivamente, alternativas e soluções”, afirma Elizabeth Dias.

Programação prévia

O Congresso reunirá especialistas nacionais e internacionais. Entre os participantes confirmados, estão Dr. William Buchta, presidente do American College of Occupational and Environmental Medicine (ACOEM); Dra. Lucia Rotenberg, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Rio de Janeiro; Dr. Casey Chosewood, pesquisador do National Institute for Occupational Safety and Health (Niosh-USA); Laís Abramo, diretora de Desenvolvimento Social da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) da Organização das Nações Unidas (ONU); e o geneticista Dr. Sergio Danilo Pena pesquisador do Projeto Genoma e professor da UFMG, entre outros.

Na oportunidade, também serão apresentadas as realizações da gestão 2016-2019 da Associação e ocorrerá a posse da nova Diretoria para o triênio 2019-2022. Acesse a programação prévia.

Trabalhos científicos

Os Médicos do Trabalho, acadêmicos e estudantes interessados em apresentar trabalhos no 17º Congresso Nacional da ANAMT terão uma motivação a mais para aprimorar seus projetos.

Especialmente nesta edição, a Associação premiará os melhores trabalhos científicos em três categorias:

● Prêmio Dr. Bernardo Bedrikow – Inovação e práticas em Saúde e Segurança no Trabalho

● Prêmio Dr. Diogo Pupo Nogueira – Práticas bem-sucedidas em Saúde e Segurança no Trabalho

● Prêmio Dra. Talita Borges do Carmo Tudor – Jovem pesquisador (até 40 anos na data da submissão do trabalho)

Os vencedores receberão um certificado e um valor financeiro que ainda será definido pela Associação. Além de concorrer a estes prêmios, caso seja do interesse do autor do trabalho inscrito, todos os resumos aceitos – tanto para apresentação oral como pôster – serão publicados em número especial da Revista Brasileira de Medicina do Trabalho (RBMT). Conheça os termos de participação aqui.

Local do evento

Um dos maiores e mais modernos espaços para eventos do Brasil, o Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) conta com padrão mundial de versatilidade, sustentabilidade e conforto. As tecnologias e dimensões do local proporcionam infinitas possibilidades.

Capaz de receber mais de 10.000 pessoas, o CICB foi projetado para oferecer entradas independentes e total isolamento acústico. O Centro também conta com estacionamento para 1.600 carros, sendo 1.000 em área coberta, entradas independentes para as docas e 6 geradores próprios e automatizados (de 625kvas cada proporcionando 3.750kvas) dando total autonomia ao local.

Turismo

Brasília é uma cidade à frente do seu tempo. Seu surgimento mudou o panorama do país, tanto político como econômico. Em 1883, um sonho de Dom Bosco previu o surgimento de uma civilização muito próspera, com um grande lago entre os paralelos 15º e 20º Sul, local onde hoje está localizada Brasília. Segundo a diretora científica da Associação e coordenadora da comissão científica do evento, Dra. Elizabeth Dias, a escolha da capital federal para sediar o evento ocorre em um contexto de mudanças das lideranças governamentais, com repercussões sobre as politicas públicas para a área, que afetam o exercício da especialidade.

Conheça um pouco mais sobre os atrativos locais no hotsite do 17º Congresso Nacional da ANAMT.

Por |2019-02-26T15:30:56-03:0014 de fevereiro de 2019|Eventos|Comentários desativados em 17º Congresso Nacional: acompanhe as novidades e garanta sua inscrição