17º Congresso Nacional da ANAMT: Curso aborda Laboratório de Mudanças

No primeiro dia do 17º Congresso Nacional da ANAMT, serão realizados cursos sobre temas relacionados à especialidade. Entre os assuntos a serem tratados, está o conceito de Laboratório de Mudança, que será abordado no curso oferecido pelos professores Ildeberto de Almeida, da Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Rodrigo Vilela, da Faculdade de Saúde Pública da USP, com participação da pós-doutoranda Amanda Macaia.

O método, de origem finlandesa, tem por objetivo ajudar os praticantes a analisar suas atividades em perspectiva histórica e sistêmica, pactuando com a participação de pessoal do sistema em questão de modo a obter sua participação formulando hipóteses de explicações para os problemas e de soluções a serem implementadas, construída em duas etapas: uma etnográfica preliminar e a segunda, uma série de encontros denominados de sessões do Laboratório de Mudanças.

“O material colhido na etapa etnográfica é usado nas sessões como é usado como espelho de um problema inicialmente verbalizado ou sentido. Se o problema selecionado for reconhecido como tal pelos participantes, permitirá a criação de um debate que parte de explicações emocionais e evolui para suas razões históricas e sistêmicas. Nesse processo trabalha-se com conceito de dupla estimulação, num processo em que os participantes são estimulados a reverem o problema preliminar com ajuda de conceitos ou outros instrumentos”, explica Dr. Ildeberto.

Leia também: Curso pré-congresso de Perícia Médica abordará casos práticos

O Laboratório de Mudanças já foi aplicado em muitas áreas de atuação, inclusive na de saúde do trabalhador, como na análise de acidentes de trabalho na reforma de aeroporto, na reorganização do Cerest de Piracicaba, na reorganização de trabalho de Auditoria Fiscal do Trabalho e também na Previdência Social, na área de reabilitação de trabalhadores.

“O Congresso é um momento de muita expectativa porque esperamos trazer para o debate as novidades sobre a área de saúde e segurança do trabalho. Além disso, temos a expectativa de amadurecimento de reflexões sobre diferentes assuntos, como os desafios da ética em saúde do trabalhador, que historicamente são renovados e esperamos que novas reflexões apareçam sobre o tema. Também é uma oportunidade de confraternização, troca e atualização sobre o que os colegas estão fazendo”, destacou Dr. Ildeberto.

Serviço:

17º Congresso Nacional da ANAMT
Tema: Valores Essenciais Frente às Transformações do Trabalho: Hoje e Amanhã
Data: 15 a 18 de maio de 2019
Local: CICB – Centro Internacional de Convenções do Brasil – Setor de Clubes Esportivo Sul – Trecho 02, Conjunto 63, Lote 50, Brasília (DF)
Site: http://www.congressoanamt2019.com.br/

Por |2019-02-12T10:18:45-02:0022 de janeiro de 2019|Institucional|Comentários desativados em 17º Congresso Nacional da ANAMT: Curso aborda Laboratório de Mudanças