17º Congresso da ANAMT: inclusão de pessoas com deficiência será abordada

A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho será um dos temas tratados nos cursos que antecederão o 17º Congresso Nacional da ANAMT. A atividade terá entre os professores a presidente da Comissão Técnica de Inclusão e Diversidade da Associação, Dra. Daniela Bortman. Ela explica que o tema entre a especialidade é fundamental devido à responsabilidade atribuída aos médicos do trabalho na maioria das empresas com pessoas com deficiência entre seus trabalhadores, já que, de acordo com a legislação, há companhias que precisam destinar de 1% a 5% das suas vagas a pessoas com deficiência. Além disso, é necessário fazer os enquadramentos adequadamente para os órgãos previdenciários, já que o médico pode ser responsabilizado pelo laudo divergente do que consta na legislação e a empresa, multada em caso de irregularidade.

“Não aprendíamos na faculdade o que caracteriza uma pessoa ter deficiência ou não e, além disso, cada instituição, como o Detran e Previdência Social, têm definições diferentes. Hoje, a ANAMT ajuda a introduzir o tema nos cursos de graduação de medicina e pós-graduação em medicina do trabalho, participando das novas grades e colocando o assunto para capacitar os médicos do trabalho a lidarem com essa questão nas empresas. Isso abrange não só o requisito legal, mas todo o contexto da inclusão”, explica Dra. Daniela, acrescentando que a Lei Brasileira de Inclusão, de 2015, foi um marco nesse sentido, já que trouxe o conceito biopsicossocial ao tema.

Leia também: Curso do 17º Congresso Nacional da ANAMT aborda Laboratório de Mudanças

Para além do cumprimento da legislação, medidas de inclusão de pessoas com deficiência são fundamentais para o bem-estar dessas pessoas e contribuem para a melhora do ambiente de trabalho como um todo: “há preconceito, associação com incompetência e falta de produtividade, quando estudos científicos mostram exatamente o contrário”, pondera a médica. Porém, para que a inclusão realmente ocorra, as empresas também devem observar o potencial de cada indivíduo para a função e perspectivas para sua carreira.

Dra. Daniela também participará de um painel no Congresso, além de ministrar o curso. “Estou confiante de que o evento será um sucesso por estarmos em um momento de discutir enquanto classe. Não participei de um período tão relevante na minha vida profissional até agora onde a discussão e o posicionamento são necessários”, destacou.

Serviço:

17º Congresso Nacional da ANAMT
Tema: Valores Essenciais Frente às Transformações do Trabalho: Hoje e Amanhã
Data: 15 a 18 de maio de 2019
Local: CICB – Centro Internacional de Convenções do Brasil – Setor de Clubes Esportivo Sul – Trecho 02, Conjunto 63, Lote 50, Brasília (DF)
Site: http://www.congressoanamt2019.com.br/

Por |2019-02-12T10:14:27-02:0012 de fevereiro de 2019|Institucional|Comentários desativados em 17º Congresso da ANAMT: inclusão de pessoas com deficiência será abordada