17º Congresso Nacional da ANAMT: curso abordará o eSocial e a área de SST

A partir de março, o ambiente de testes do eSocial passará a receber os eventos de Saúde e Segurança do Trabalho. Obrigatória a partir de julho de 2019 para as empresas do Grupo 1 (faturamento acima de R$ 78 milhões), a ferramenta, que unifica o envio de dados trabalhistas e previdenciários, passará a receber dados de ocorrências como acidentes e condições ambientais de trabalho e monitoramento da saúde do trabalhador.

Nesse contexto, o 17º Congresso Nacional da ANAMT realizará o curso pré-congresso eSocial e Médico do Trabalho, ministrado por Dr. Claudio Patrus, médico especialista do Departamento Nacional do SESI. Ele ressalta que, apesar da área de SST ainda não enviar as informações pela plataforma, outros eventos cujos envios já começaram contemplam dados da área, o que demanda uniformidade do que é enviado.

“As empresas já transmitem dados desde janeiro do ano passado e muitas informações de SST já foram transmitidas em outros eventos do eSocial, como folha de pagamento, adicional de insalubridade e periculosidade e recolhimentos de aposentadoria para tributação de aposentadoria especial. Serão informadas agora as origens dessa informação”, explica Dr. Patrus.

O curso abordará os documentos que serão substituídos pelo eSocial e os prazos de envio efetivos previstos no cronograma, que, para a área de SST, começa em julho de 2019. No preparo para esse prazo, também serão abordados os pontos trazidos no manual de orientação do eSocial versão 2.5.0.1, divulgado em janeiro. “Ele traz algumas peculiaridades, como formas novas de preenchimento do eSocial”, pontua o especialista.

Além disso, ele explica que a etapa de envio de ambientes de testes é mais voltada para validação técnica dos dados no layout disponibilizado pelo governo. “Nossa atribuição é anterior à isso: ou seja, gerar informações pertinentes, de qualidade, de maneira organizada e clara que possam ser transmitidas”, detalha Dr. Claudio.

Serviço:

17º Congresso Nacional da ANAMT
Tema: Valores Essenciais Frente às Transformações do Trabalho: Hoje e Amanhã
Data: 15 a 18 de maio de 2019
Local: CICB – Centro Internacional de Convenções do Brasil – Setor de Clubes Esportivo Sul – Trecho 02, Conjunto 63, Lote 50, Brasília (DF)
Site: http://www.congressoanamt2019.com.br/

Por |2019-02-26T15:34:24-03:0026 de fevereiro de 2019|Eventos|Comentários desativados em 17º Congresso Nacional da ANAMT: curso abordará o eSocial e a área de SST