Abertura da Conferência Pan-americana ressalta integração das organizações de SST

Após um dia de cursos pré-congresso, a Conferência Pan Americana de Saúde do Trabalhador e Ambiental Rio 2018 realizou a sua cerimônia de abertura. O evento foi iniciado com uma apresentação do grupo Teatro Novo, instituto que realiza apresentações teatrais feitas por atores com deficiência intelectual. A peça “Estilo de vida saudável na empresa” tratou dos riscos do uso inadequado de medicamentos e promoção da qualidade de vida no ambiente de trabalho. O grupo também participou do cerimonial do evento.

Em seguida, o presidente da ANAMT, Dr. Paulo Rebelo, se juntou Aida González, representante da Organização Pan-Americana de Saúde, Igor Bello, da ICOH, Luis Garcia, da ALSO, Richard Heron, da IOMSC, William Busch, da ACOEM, Nadja Ferreira, da Associação Brasileira de Medicina do Trabalho (ABMT) e Daniela Buosi, do Ministério da Saúde. Ele explicou o processo de construção do evento, iniciado em 2017, nos Estados Unidos, e da importância da integração das entidades de saúde e segurança do trabalho do continente. Dr. Paulo também mencionou os principais desafios da gestão da saúde nas américas, como doenças crônicas endêmicas e as mudanças no mercado de trabalho trazidas pelo avanço tecnológico, como precarização das relações de trabalho.

“É um momento histórico porque o Brasil está fazendo algo que não ocorre há muito tempo: reunir todas as américas para falar de saúde”, ressaltou Igor Bello, representante da ICOH. Entre os objetivos mencionados no evento, estão ampliar a proximidade das associações, compartilhar boas práticas e divulgar diretrizes e programas de capacitação.

O evento foi encerrado com uma apresentação da Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio e a abertura dos estandes da Conferência.

Leia mais:

Por |2018-09-28T17:00:16-03:0028 de setembro de 2018|Eventos|Comentários desativados em Abertura da Conferência Pan-americana ressalta integração das organizações de SST