Guia de competências para o exercício da Medicina do Trabalho ganha atualização

Como parte da programação de debates Conferência Pan-Americana de Saúde do Trabalhador e Ambiental, que acontece no Rio de Janeiro, a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) lança hoje, 26 de setembro, a publicação Competências Essenciais Requeridas para o Exercício da Medicina do Trabalho – Atualização 2018.

A primeira versão do trabalho havia sido publicada em 2003 e, desde então, vinha sendo utilizada para orientar cursos e programas de residência médica em todo o país. Mais de uma década depois, o grupo de estudos se propôs a fazer uma atualização nos moldes internacionais, através da metodologia Delphi simplificada. A matriz apresentada em 2016 é resultado de um estudo que envolveu 218 especialistas.

Ao longo de 2017, a equipe envolvida dedicou-se a trabalhar na validação e hierarquização das competências gerais e específicas, bem como seus atributos. O manual foi coordenado pela Profa. Dra. Elizabeth Costa Dias e contou com a autoria da Profa. Claudia Vasques Chiavegatto, da Dra. Raquel Bonesana Oliveira e da Profa. Dra. Marcia Bandini.

A atualização das Competências Essenciais Requeridas para o Exercício da Medicina do Trabalho faz parte de uma busca constante da ANAMT para levar a especialidade aos mais elevados patamares de desempenho – técnico e ético.

“Esperamos que este material seja útil para todos os médicos do trabalho, em formação ou já experientes de longa data. Independente da área de atuação profissional, sabemos que é preciso acompanhar mudanças e estar preparado para novos tempos, novas demandas. Esperamos também que as Competências possam inspirar outros profissionais com interesse na área de Saúde do Trabalhador porque, para alcançarmos nossos objetivos, precisamos de muitos aliados de outras profissões”, afirma a Dra. Marcia Bandini, presidente licenciada da ANAMT.

Acesse aqui a versão em português da obra. Clique aqui para fazer o download da versão trilíngue.

Por |2018-09-28T17:03:14-03:0026 de setembro de 2018|Institucional|Comentários desativados em Guia de competências para o exercício da Medicina do Trabalho ganha atualização