Conferência Pan-americana: cursos abordam desafios da atenção médica

O primeiro dia da Conferência Pan-Americana de Saúde do Trabalhador e Ambiental Rio 2018 foi de atualização para os profissionais de saúde e segurança do trabalho com cursos pré-congresso e a reunião da International Occupational Medicine Society Collaborative (IOMSC). Assuntos mais recentes da especialidade no Brasil, como o trabalho remoto, e temas como promoção da saúde no ambiente de trabalho e saúde ambiental no continente americano, foram abordados.

Os cursos reuniram temas como Saúde Ambiental: sua aplicação na responsabilidade social nas empresas, Promoção da Saúde no Ambiente do Trabalho e Trabalho em Local Remoto, coordenados por Dr. Eduardo Barbosa, da Associação Brasileira de Medicina do Trabalho (ABMT), Dr. Alberto Ogata, da International Association of Worksite Health Promotion (IWAHP) e Dr. Cristiano Lima (ANAMT), que coordenou os palestrantes Drs. Gloria Novaes, Augusto Pinto e Mônica Werneck.

À tarde, as atividades discorreram sobre Saúde baseada em evidência aplicada à Saúde do Trabalhador e Ambiental, palestra de Dr. Guilherme Murta, da Associação Paranaense de Medicina do Trabalho (APAMT), que abordou o contexto da saúde suplementar nas empresas, dos planos de saúde corporativos e o papel do médico do trabalho na gestão adequada da saúde dos trabalhadores e o uso sustentável desses recursos diante do crescimento dos custos e envelhecimento da população.

Práticas preventivas, como acompanhamento por médicos generalistas ou da família, além dos médicos do trabalho, são algumas das medidas a serem adotadas.

Dr. Luiz Maurício Plotkowski, da CBMCD, abordou o Plano de Resposta Emergência em acidentes ampliados em seu curso. As etapas do atendimento em acidentes, o papel do médico diante dessas circunstâncias e a atuação com os demais profissionais de resgate foram enumerados, assim como os contextos mais comuns, os quadros dos acidentados, triagem das vítimas de acordo com o local do acidente, critérios de prioridade, organização do socorro e resgate das vítimas também foram lembrados.

Prevenção dos distúrbios musculoesquléticos em trabalhadores da Saúde foi o assunto do sexto curso do dia, ministrado pelo Dr. Acran Navarro, da New York Occupational and Environmental Medical Association (NYOEMA). Segundo ele, anualmente, mais de 1 milhão de pessoas morrem em decorrência de acidentes de trabalho em todo o mundo, além de ocorrerem 250 milhões de acidentes do trabalho e 160 milhões de pessoas terem doenças do trabalho. Para diminuir esse quadro no aspecto ergonômico, Navarro destacou a importância da área para a prevenção das ocorrências entre profissionais de saúde, cujas doenças mais comuns são relacionadas a movimentos repetitivos, problemas cervicais, e fatores de risco de cada atividade.

As abordagens macro, que abrange a empresa e o sistema de trabalho, e micro, voltada para o indivíduo e as tarefas executadas, segundo o palestrante, contribuem para a diminuição dos casos. Para que isso ocorra de forma adequada, uma das ferramentas é a implementação de programas de precaução nas empresas.

Nesse contexto, o médico do trabalho é de vital importância para a criação de um sistema de prevenção que, além de preservar a saúde dos trabalhadores, contribui para o rendimento dos mesmos, já que poderá observar as individualidades de cada um e das atividades.

Leia também:

Por |2018-09-28T09:17:15-03:0027 de setembro de 2018|Eventos|Comentários desativados em Conferência Pan-americana: cursos abordam desafios da atenção médica