Fórum prepara propostas de políticas públicas para saúde do trabalhador no continente

Representantes de entidades de Medicina do Trabalho de países da América Latina, Estados Unidos e Canadá se reuniram no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (26/09) para o Fórum Políticas Públicas para Saúde do Trabalhador e Ambiental. O debate, que antecede a Conferência Pan-Americana, busca soluções e avanços para a saúde do trabalhador em todo o continente a partir do debate e compartilhamento de experiências com políticas públicas voltadas a este público.

O evento preparou as linhas gerais de um documento – o Manifesto do Rio de Janeiro – que será encaminhado ao Ministério da Saúde de todos os países participantes. A ANAMT também se comprometeu a encaminhar as propostas ao vencedor das eleições presidenciais deste ano.

O evento foi realizado em parceria entre a ANAMT, Organização Pan-Americana da Saúde (braço local da Organização Mundial da Saúde), International Commission on Occupational Health (ICOH) e Asociación Latinoamericana de Salud Ocupacional (ALSO). Participaram do debate representantes de sociedades e associações científicas de México, Guatemala, Honduras, El Salvador, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Venezuela, Peru, Brasil, Argentina, Chile, Equador, Uruguai, Estados Unidos e Canadá. Também estiveram presentes representantes do Ministério da Saúde, IOMSC, ABRESCO, ABRASTT e Universidade Federal do Rio de Janeiro.

“Apesar de todas as diferenças nacionais, os países latino-americanos compartilham muitos desafios semelhantes, como a degradação nas relações de trabalho, limitações de investimento e o problema da segurança pública, que também tem um impacto na saúde do trabalhador. Também compartilhamos experiências relacionadas a novas tendências para o trabalho no mundo e como a legislação de cada país tem funcionado para eles, como o teletrabalho”, afirma o presidente da ANAMT, Dr. Paulo Rebelo. “Esperamos que o documento preparado aqui ajude a pautar políticas públicas para o trabalhador em todo o continente”.

Participantes do  Fórum Políticas Públicas para Saúde do Trabalhador e Ambiental

Por |2018-09-28T14:19:02-03:0026 de setembro de 2018|Eventos|Comentários desativados em Fórum prepara propostas de políticas públicas para saúde do trabalhador no continente