>>>17º Congresso Nacional: garanta sua participação nos cursos pré-congresso

17º Congresso Nacional: garanta sua participação nos cursos pré-congresso

Qual é o amanhã que os Médicos do Trabalho podem esperar para especialidade? Quais são os principais desafios que devem ser enfrentados hoje para ampliar o reconhecimento dos profissionais e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores?

Essas são algumas das perguntas que a programação científica do 17º Congresso Nacional da ANAMT busca responder. O evento, que acontece a cada três anos, será realizado dos dias 15 a 18 de maio de 2019, em Brasília, e terá como tema central “Valores Essenciais Frente às Transformações do Trabalho: Hoje e Amanhã”.

O Congresso possibilitará aos participantes se atualizarem sobre diferentes temas relacionados à especialidade, e a troca de experiências. No primeiro dia do 17º Congresso Nacional da ANAMT, serão realizados cursos sobre temas atualmente debatidos na especialidade.

Assuntos como a gestão integrada de saúde corporativa na prática, a inclusão de pessoas com deficiência no trabalho serão debatidos no curso, o conceito de Laboratório de Mudança e Perícia Médica serão abordados.

Conheça parte da programação:

Utilizando a Epidemiologia na prática da Medicina do Trabalho

A globalização da economia exige novas abordagens na área de saúde do trabalhador, tanto com relação à vigilância quanto nos aspectos da atenção médica. Nesse sentido, o perfil epidemiológico dos trabalhadores pode subsidiar e direcionar continuamente as ações dos médicos do trabalho. A apresentação contará com o coordenadora Dra. Vilma Santana e a professora Dra. Silvia Ferrite Guimarães.

Semiologia aplicada à Medicina do Trabalho

O curso ministrado pela coordenadora Dra. Naja Ferreira e o professor Dr. Julizar Dantas apresenterá a aproximação entre a Semiologia e a Medicina do Trabalho, como o planejamento do exame ocupacional, avaliação clínica e técnicas de ratificação das respostas aos testes em trabalhadores.

Modelos de atenção à Saúde do Trabalhador no SUS

Fruto de uma parceria entre a ANAMT, o Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador e a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, a oficina terá como foco o acesso universal aos serviços de saúde por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

eSocial e o Médico do Trabalho

Obrigatória a partir de julho de 2019 para as empresas do Grupo 1 (faturamento acima de R$ 78 milhões), a ferramenta, que unifica o envio de dados trabalhistas e previdenciários, passará a receber dados de ocorrências como acidentes e condições ambientais de trabalho e monitoramento da saúde do trabalhador. Nesse contexto, o 17º Congresso Nacional contará com curso ministrado pelo Dr. Claudio Patrus, médico especialista do Departamento Nacional do SESI.

Como elaborar um PCMSO para a gestão de saúde do trabalhador

A avaliação dos riscos relacionados ao trabalho, os potenciais agravos à saúde relacionados ao trabalho e as avaliações necessárias para o monitoramento da saúde dos trabalhadores serão alguns dos temas debatidos no curso sobre o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), com a coordenação da presidente da ANAMT, Dra. Marcia Bandini, e o professor Dr. Fernando Akio Mariya, também Diretor Adjunto Administrativo da Associação.

Confira toda a programação, inscreva-se agora e garanta a sua participação no evento: http://www.congressoanamt2019.com.br/

Para mais informações e dúvidas, entre em contato com a Secretaria da ANAMT pelo telefone (11) 3251-0849 ou pelo e-mail secretaria@anamt.org.br.

Saiba mais sobre o evento aqui!

By | 2019-05-03T15:31:36-03:00 3 de maio de 2019|Eventos|Comentários desativados em 17º Congresso Nacional: garanta sua participação nos cursos pré-congresso