Calor, situações críticas, medidas de controle e conduta médica foram tópicos destacados no webinário da ANAMT

A ANAMT disponibilizou matérias sobre as edições dos Webinários ANAMT, sobre determinação de causalidade, Telessaúde, eSocial, NR 7, NR 38, Ergonomia Cognitiva Sem Mistérios e ‘Diagnóstico em Distúrbios Osteomusculares dos Membros Superiores. O conteúdo está disponível na área de conteúdo exclusivo para associados da ANAMT. Confira uma prévia dos materiais abaixo:

Calor, situações críticas, medidas de controle e conduta médica foram tópicos destacados no webinário da ANAMT

A termodinâmica e as formas de troca de calor, diferença entre stress térmico e tensão térmica, tipos de temperatura e o aparelho medidor, fisiologia, o NHO06 e a avaliação da exposição ocupacional ao calor, monitoramento, entre outros pontos importantes, foram destaques na apresentação da Dra. Geiza Nuñez, no webinário da ANAMT Virtual, com transmissão ao vivo no dia 23 de abril, sobre o tema ‘Stress térmico: fisiologia, aclimatação, efeitos à saúde, medidas de controle e conduta médica’. A coordenação ficou a cargo da Dra. Gilvana Campos, diretora de Legislação da Associação. Confira o texto na íntegra aqui.

O impacto dos alergênicos na saúde dos trabalhadores foi destaque da palestra sobre ‘Alergia e Asma’ no webinário da ANAMT

Como a alergia pode afetar a saúde dos trabalhadores, profissões mais expostas aos alérgenos existentes em determinados locais de trabalho, tipos de manifestações alérgicas, testes disponíveis, a importância do diagnóstico precoce e possíveis soluções para o problema foram um dos assuntos abordados na palestra ‘Alergia e Asma ocupacional’ apresentada pela especialista Dra. Marta Guidacci, no webinário do dia 16 de abril, transmitida ao vivo pela ANAMT Virtual, plataforma online de Educação da Associação. A coordenação coube à Dra. Gilvana Campos, diretora de Legislação da ANAMT. O presidente Dr. Francisco Cortes Fernandes prestigiou o encontro. Confira o texto na íntegra aqui.

Webinário destacou a importância do diagnóstico, acompanhamento e escolha do tratamento para controle do diabetes mellitus

A população diabética no Brasil e no mundo, recomendações e diretrizes no diagnóstico e tratamento, farmacologia, novas terapias, avanços terapêuticos nos últimos 20 anos, gerência do diabetes, riscos do pré-diabetes e a importância do médico do trabalho na detecção e acompanhamento da doença. Esses foram alguns dos tópicos apresentados no webinário da ANAMT, apresentado pelo Dr. João Lindolfo Borges, sobre ‘Aspectos Clínicos, epidemiológicos para Diabetes Mellitus’, com transmissão ao vivo, no dia 9 de abril. Confira o texto na íntegra aqui.

Webinário destaca Resolução do CFM que determina registro do Médico Responsável pelo PCMSO, entre outras obrigações

A Resolução do CFM 2.376/2024 – Registro de Médico Responsável pelo PCMSO, foi o tema do webinário da ANAMT transmitido ao vivo pela plataforma ANAMT Virtual no dia 28 de março. Pontos como a obrigatoriedade de registro do médico, dos serviços ambulatoriais de atendimento ao trabalhador e do PCMSO no CRM do estado onde funciona foram alguns dos destaques da palestra apresentada pela Dra Rosylane Rocha, diretora Científica da Associação e 2ª Vice-Presidente do CFM, que falou na condição de conselheira do CFM. Confira o texto na íntegra aqui.

‘Carga de trabalho’ foi o tema de Webinário da ANAMT

Como entender a definição e as dimensões de carga de trabalho, os malefícios da sobrecarga e da subcarga, como identificar a carga de trabalho boa, ruim ou adoecedora e a importância de conhecer as ferramentas de avaliação foram alguns dos tópicos do webinário da ANAMT sobre o tema ‘Carga de trabalho: uma maneira de entender adoecimento versus saúde no trabalho’, apresentado por Dr. João Marcelo Ramalho, médico do trabalho, membro do ICOH, médico perito legista oficial do Estado do Ceará e diretor científico da ACEMT. Confira o texto na íntegra aqui.

‘Diagnóstico em Distúrbios Osteomusculares dos Membros Superiores’ foi tema de webinário da ANAMT

Com destaque para os problemas que afetam os ombros, a palestra sobre ‘Anamnese Clínica, Exame Ortopédico e Diagnósticos em Distúrbios Osteomusculares dos Membros Superiores e Restrições Laborais’ foi realizada no Webinário da ANAMT apresentado no dia 30 de janeiro. O tema foi abordado pelo especialista Dr. Leandro Guimarães, ortopedista, traumatologista e presidente da Associação Paulista de Medicina do Trabalho (APMT). Confira o texto na íntegra aqui.

Webinário da ANAMT aborda aplicação prática da NR 32 na área da Saúde

“Atualização sobre NR 32 – Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde” foi o tema do primeiro Webinário Virtual da ANAMT em 2024, realizado no dia 16 de janeiro. Dra. Valéria Lobo, de Goiânia (GO), médica do trabalho do Sesi e do Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG), perita e vice-presidente da Regional Centro Oeste da ANAMT, foi a palestrante convidada A coordenação do encontro coube ao Dr. Ricardo Turenko, Diretor de Relações Internacionais da Associação. Confira o texto na íntegra aqui.

Trabalho nas atividades de limpeza urbana foi tema de Webinário da ANAMT, com palestra sobre nova redação da NR 38

Os principais pontos e exigências da nova redação da NR 38 foram destacados pela Profª Dra. Mariana de Oliveira Presado, médica do trabalho, perita judicial e vice-presidente da Associação Catarinense de Medicina do Trabalho (ACAMT), no webinário realizado pela ANAMT no dia 7 de novembro sobre ‘Atividades de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos – segurança e prática’. A palestra, transmitida ao vivo pela plataforma ANAMT Virtual, teve coordenação da diretora Científica da Associação, Dra. Rosylane Rocha. Confira o texto na íntegra aqui.

Os desafios do home office para a Medicina do Trabalho foi tema do segundo webinário da ANAMT de outubro

Com palestra do professor Dr. António Sousa Uva, transmitida de Portugal, a ANAMT realizou o segundo webinário de outubro, no dia 24, sobre ‘Home Office/Teletrabalho’ transmitido pela plataforma ANAMT Virtual. Dr. Uva é professor Catedrático, coordenador do Departamento de Saúde Ocupacional e Ambiental e Membro do Centro de Investigação em Saúde Pública (CISP), entre outras credenciais. Confira o texto na íntegra aqui.

A aplicação da Ergonomia Cognitiva na prática e sem mistérios foi destaque do webinário da ANAMT

“Ergonomia Cognitiva Sem Mistérios” foi o tema do Webinar transmitido ao vivo no dia 3 de outubro, pela plataforma ANAMT Virtual, com palestra do especialista Dr. Hudson Couto, professor e coordenador da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em Belo Horizonte, autor de 15 livros técnicos na área de Medicina e Segurança do Trabalho. Confira o texto na íntegra aqui.

Buscando a efetividade dos Programas de Saúde no Ambiente de Trabalho

‘Buscando a efetividade dos Programas de Saúde no Ambiente de Trabalho’, foi o tema do Webinário da ANAMT apresentado pelo Dr. Alberto Ogata, no dia 18 de julho. A transmissão ao vivo pela plataforma ANAMT Virtual foi coordenada por Dra. Rosylane Rocha, diretora Científica da Associação. Confira o texto na íntegra aqui.

Critérios utilizados na determinação de causalidade nas análises da relação entre doença e trabalho

‘Critérios utilizados na determinação de causalidade nas análises da relação entre doença e trabalho’ foi o tema da palestra do Dr. Marco Antônio Borges das Neves, médico especialista em Medicina do Trabalho e em Medicina Legal e Perícias Médicas, no Webinário realizado no dia 5 de julho transmitido pela plataforma ANAMT Virtual. A mediação ficou a cargo da Dra. Gilvana Campos, diretora de Legislação da Associação. Confira o texto na íntegra aqui.

Ergonomia Integral e o Médico do Trabalho

As diferenças entre a ergonomia tradicional e a ergonomia integral e como os dois conhecimentos se complementam foram algumas das questões tratadas na palestra ‘Ergonomia Integral e o Médico do Trabalho’, apresentada pelo Dr. Lenz Alberto Alves Cabral no webinário da ANAMT do dia 19 de junho no ANAMT Virtual. Confira o texto na íntegra aqui.

Indicação e Interpretação Correta dos Exames Audiológicos

‘Indicação e interpretação correta dos exames audiológicos’ foi o tema apresentado pela Dra. Mara Edwirges Gândara, especialista em Otorrinolaringologia e em Medicina do Trabalho, no webinário realizado pela ANAMT, no dia 30 de maio e transmitido ao vivo pela ANAMT Virtual. Confira o texto na íntegra aqui.

Patologias oftalmológicas e trabalho

‘Patologias oftalmológicas e trabalho’ foi o tema apresentado por Dr. Eduardo Costa Sá no webinário realizado no dia 16 de maio na plataforma ANAMT Virtual. A palestra contou com a mediação da Dra. Rosylane Rocha, diretora Científica da Associação, e o presidente, Dr. Francisco Cortes Fernandes, parabenizou a palestra ao final da apresentação. Confira o texto na íntegra aqui.

Abril Verde

A dificuldade de contar com dados estatísticos precisos sobre saúde em geral, doenças ocupacionais e acidentes de trabalho é uma preocupação dos profissionais da área de medicina do trabalho e de segurança. O assunto veio à tona no webinário da ANAMT, que abordou o Abril Verde, transmitido no dia 18 de abril pela ANAMT Virtual. Confira o texto na íntegra aqui.

Gestão de PCMSO e Gestão em Saúde Ocupacional

‘Gestão de PCMSO’ e ‘Gestão em Saúde Ocupacional’ foram os temas apresentados pelo professor Dr. Jorge Teixeira e pelo Dr. Leonel Rossetti Calvano, respectivamente, no webinário da ANAMT transmitido no dia 4 de abril, por meio da Plataforma ANAMT Virtual. Confira o texto na íntegra aqui. 

NR 7

‘A Norma Regulamentadora nº 7’, tema do webinário da ANAMT de 21 de março, contou com palestra do Dr. Carlos Eduardo Domingues, Auditor Fiscal do Trabalho e Emprego, coordenador da Comissão de Revisão da NR7. O encontro, transmitido pela plataforma ANAMT Virtual, contou também com uma palestra da Dra. Simone Assalie, diretora de Ética e Defesa Profissional da ANAMT. Ela falou sobre a atuação do Ministério Público do Trabalho, a fiscalização do órgão e as implicações do descumprimento da NR 7. O presidente da ANAMT, Dr. Francisco Fernandes, também participou do evento, coordenado pela Dra. Gilvana Campos, diretora de Legislação da Associação. Confira o texto na íntegra aqui.

Telessaúde:

O impacto da Telessaúde na atuação dos médicos e o respectivo processo legislativo que levou à aprovação da Lei 14.510/22, que trata do tema, foram os destaques do primeiro Webinário de 2023 da ANAMT, realizado em 10 de janeiro. O tema foi abordado por dois especialistas da área jurídica do Conselho Federal de Medicina (CFM), Dra. Gabriella Belkisse, assessora de Relações Institucionais e Governamentais, e do Dr. José Alejandro Bullón, coordenador jurídico. Confira o texto na íntegra aqui.

eSocial:

O protagonismo e a liderança dos médicos do trabalho, oportunidades, dúvidas, legislação e transparência das informações foram alguns dos pontos destacados ao longo da apresentação do webinário da ANAMT sobre o tema ‘eSocial – Legislação atual e aplicação prática’, realizado no dia 31 de janeiro. A palestra principal foi apresentada pelo Dr. Orion Sávio Santos Oliveira, advogado de formação e coordenador-Geral de Benefícios de Risco e Reabilitação Profissional na Secretaria de Previdência do Ministério da Economia. Confira o texto na íntegra aqui.

Epidemiologia dos transtornos musculoesqueléticos no trabalho:

“Epidemiologia dos transtornos musculoesqueléticos no trabalho” foi o tema do webinário da ANAMT, realizado no dia 7 de fevereiro pela especialista venezuelana Dra. Yohama Caraballo-Arias, graduada na Universidade de Los Andes (Venezuela), professora, escritora e pesquisadora na Universidade de Bologna (Itália). O presidente da ANAMT, Dr. Francisco Cortes Fernandes deu as boas-vindas à especialista e Dra. Rosylane Rocha, diretora científica da Associação, recepcionou a convidada. Confira o texto na íntegra aqui.

PGR e GRO na prática médica do trabalho

O engenheiro químico Luiz Carlos Lumbreras Rocha, auditor fiscal do Trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência e coordenador de diversos grupos de elaboração de normas regulamentadoras, com destaque para a revisão da NR 1, apresentou o tema ‘PGR e GRO na prática médica do Trabalho’ no último webinário da ANAMT, realizado no dia 7 de março, transmitida pela plataforma ANAMT Virtual. Confira o texto na íntegra aqui.

Por |2024-04-25T08:24:48-03:0025 de abril de 2024|Institucional, Notícias, Sem categoria|Comentários desativados em Calor, situações críticas, medidas de controle e conduta médica foram tópicos destacados no webinário da ANAMT