Os desafios do PCMSO e gestão em saúde ocupacional foram destacados em Webinário da ANAMT2023-04-06T12:27:24-03:00

‘Gestão de PCMSO’ e ‘Gestão em Saúde Ocupacional’ foram os temas apresentados pelo professor Dr. Jorge Teixeira e pelo Dr. Leonel Rossetti Calvano, respectivamente, no webinário da ANAMT transmitido no dia 4 de abril, por meio da Plataforma ANAMT Virtual.

As boas-vindas aos palestrantes chegaram de Porto Alegre, onde o presidente da Associação, Dr. Francisco Cortes Fernandes, e a diretora Científica, Dra. Rosylane Rocha, estavam acertando detalhes do 20º Congresso ANAMT, a ser realizado em novembro. O webinário contou com a mediação do Dr. Ricardo Turenko, diretor de Relações Internacionais da Associação.

PCMSO: gestão e desafios

O professor Jorge Teixeira, ao iniciar sua palestra sobre a gestão do PCMSO e as boas práticas para a elaboração do Programa, explicou que o controle médico em saúde ocupacional não é uma prática nova. “Começou em 1904 e o que o governo fez foi colocar a letra ‘P’, apenas isso”, pontuou o especialista, apresentando os primeiros livros publicados no país sobre o tema.

Para contextualizar o conteúdo, o palestrante falou sobre a evolução histórica que originou o arcabouço legal como suporte às ações de segurança e saúde ocupacional na década de 1970, quando grandes obras estavam em curso no país, registrando, ao mesmo tempo, um grande número de acidentes de trabalho e o surgimento de doenças relacionadas às atividades laborais.

De acordo com o especialista, todos os médicos do trabalho sabem que não há possibilidade de fazer um PCMSO sem um bom inventário de risco, sem o Programa de Gerenciamento de Risco (PGR).

Ao apresentar ponto a ponto sobre a gestão do PCMSO, ele falou também sobre avaliação ergonômica, que passou a ser obrigatória, independentemente do número de funcionários e do grau de risco da empresa.

O especialista ressaltou o quanto é fundamental o médico do trabalho conhecer o chão de fábrica para elaborar um bom PCMSO com base nesse conhecimento. “Não dá para fazer uma boa gestão de risco pegando o PGR e elaborando o PCMSO sem ir à empresa”, acentuou.

Durante a palestra, ele enfatizou ainda o planejamento estratégico do PCSMO. “Se, ao escrever o Programa, as conformidades legais não estiverem atendidas vai ter multa. As empresas terão que rapidamente atender os requisitos legais apontados principalmente pela NR 1, NR 7, NR 9 e NR 17, além de outras mais específicas. Vai ser pesado, porque a pressão vem do exterior, da Organização Internacional do Trabalho (OIT)”, sinalizou o Dr. Jorge Teixeira.

O especialista também falou sobre o futuro. “Ninguém vai querer comprar produtos de uma empresa que adoece os funcionários”, assinalou, ao ressaltar a importância da eficácia nas medidas de segurança e saúde nos locais de trabalho.

Gestão em Saúde Ocupacional

Complementando o webinário, o Dr. Leonel Rossetti Calvano, falou sobre a atenção e o empenho necessários para o sucesso da gestão em saúde ocupacional corporativa ao apresentar o tema ‘Gestão em Saúde Ocupacional’.

Na apresentação, ele compartilhou sua experiência profissional e apresentou uma simulação prática de como no dia a dia o médico do trabalho pode encontrar a situação no departamento em que vai ser gestor de saúde ocupacional e quais os pontos devem ser observados e modificados quando necessário.

O especialista explicou o conceito de gestão de saúde corporativa definida pela literatura. Trata-se de ações ou grupo de ações adotadas pelas empresas para promover a saúde e o bem-estar de seus colaboradores.

“A ideia desse conceito é a saúde integral, uma visão 360 graus, que abrange desde o momento que o colaborador sai de casa e vai para o trabalho e retorna para sua residência. Vai além da política de prevenção de acidente e oferta de seguro de assistência médica”, complementou.

Segundo explicou, para implementar um programa de saúde corporativa, é preciso ter em mente que as ações devem ser aplicadas de forma sustentável e personalizada, de acordo com os recursos e possibilidades de cada empresa, além de ter visão de longo prazo, porque não se muda nenhuma cultura rapidamente. Outro fator é o planejamento, fundamental para qualquer ação de gestão em saúde ocupacional. É necessário apresentar resultado e avaliar o retorno sobre o investimento, como resumiu o palestrante.

Na primeira parte da apresentação, o Dr. Leonel apresentou uma simulação detalhada do momento que um médico do trabalho é admitido em uma empresa sem cultura de gestão, apontando os caminhos técnicos que o profissional deve seguir para atingir uma gestão assertiva.

Mais à frente, o médico apresentou cases de sucesso, ilustrando com informações sobre as ações desenvolvidas e respectivos resultados.