Confira os principais destaques do Seminário Sudeste da ANAMT

Entre os dias 7 e 9 de setembro, Belo Horizonte (MG) sediou o Seminário Sudeste da ANAMT, no qual o tema central do evento, Saúde Mental: o Grande Desafio do Médico do Trabalho, foi abordado em cursos, palestras, conferências e mesas redondas. Confira a seguir os principais destaques do Seminário:

No primeiro dia do Seminário, os cursos pré-congresso abordaram temas como LER/DORT, PCMSO, câncer, psicofarmacologia básica, monitoramento biológico e dermatoses ocupacionais. Também foi realizada uma palestra sobre coaching na abertura oficial do evento.

Reflexões sobre transtornos mentais comuns entre trabalhadores e o papel do Médico do Trabalho na adaptação e orientação de medidas terapêuticas foi o tema abordado pela presidente da Associação Mineira de Medicina do Trabalho (AMIMT), Letícia Gários, no segundo dia do evento.

A saúde mental dos trabalhadores ainda foi abordada nas mesas redondas “Aspectos conceituais, clínicos e epidemiológicos do adoecimento mental relacionado ao trabalho” e “Abordagem clínica do trabalhador portador de doenças mentais – o trabalho como terapia ou como desencadeador e agravante do quadro”

Os desafios para a especialidade foram o tema da apresentação do vice-presidente da ANAMT, Dr. Paulo Rebelo. O Seminário Sudeste também abordou a campanha Setembro Amarelo, realizada pela ABP em parceria com o CFM para chamar atenção para a questão do suicídio. No mesmo dia, a Dra Marcia Bandini, presidente da ANAMT, apresentou uma atualização sobre as conquistas acerca dos objetivos estratégicos de sua gestão, e frisou e importância do apoio e adesão dos Médicos do Trabalho à vida associativa.

No último dia, Dra. Marcia Bandini abordou os “Desafios para a promoção da saúde mental dos trabalhadores” e Prof. René Mendes realizou a palestra “Situações de vulnerabilidade como predisponentes para adoecimento mental dos trabalhadores”. O tema ainda foi abordado na mesa redonda “Experiência bem-sucedidas de estudo e intervenção sobre a questão de saúde mental relacionada ao trabalho”.

Confira abaixo as fotos do evento:

Por |2017-09-11T11:27:48-03:0011 de setembro de 2017|Eventos, Vitrine|Comentários desativados em Confira os principais destaques do Seminário Sudeste da ANAMT