Seminário Sudeste ANAMT: desafios para o Médico do Trabalho

Dr. Daniel Mendonça Barra fala sobre o suicídio no Seminário Sudeste da ANAMT

A programação cientifica do Seminário Sudeste da ANAMT, realizado em Belo Horizonte (MG) busca abordar diversos aspectos da saúde mental do trabalhador, tema que tem ficado cada vez mais em evidência devido à crescente fragilização das relações de trabalho.

Nesta sexta-feira (8), durante sua apresentação sobre os desafios para o Médico do Trabalho que lida com o trabalhador em sofrimento mental ou adoecido, Dr Paulo Rebelo, vice-presidente da ANAMT, mostrou que, no Brasil, quase 6% da população geral tem transtornos depressivos e 9% , transtornos de ansiedade. Sobre essa realidade no ambiente de trabalho, ele chamou atenção para os problemas convivência entre gerações, uma vez que maneira de se relacionar pessoalmente e com o trabalho são totalmente diferentes dependendo da idade.

A campanha Setembro Amarelo, realizada em parceria pela Associação Brasileira de Psiquiatria com o Conselho Federal de Medicina e que visa chamar atenção para a questão do suicídio, foi lembrada pelo Dr. Daniel Mendonça Barra, que falou sobre ideação suicida – como identificar e como lidar.

“É impossível falar em suicídio sem falar em transtornos mentais. Não existe o suicida, o suicídio nada mais é do que um desfecho. Temos que encontrar o paciente psiquiátrico para, a partir daí, avaliar qual o risco de suicídio desse indivíduo”, disse o médico.

Ainda nesta sexta-feira, a Dra Marcia Bandini, presidente da ANAMT, apresentou uma atualização sobre as conquistas acerca dos objetivos estratégicos de sua gestão, e frisou e importância do apoio e adesão dos Médicos do Trabalho à vida associativa. O dia foi encerrado com o colóquio sobre tratamento de transtornos mentais e a interação entre a psiquiatria e a medicina do trabalho.

Por |2017-09-11T10:23:51-03:009 de setembro de 2017|Eventos|Comentários desativados em Seminário Sudeste ANAMT: desafios para o Médico do Trabalho