Matriz de competências: novo referencial para programas de residência médica

Diante de um cenário de mudanças que constantemente reconfigura as condições de trabalho, o Médico do Trabalho contemporâneo já se conscientizou que a competência profissional é hoje sinônimo de especialização e aprimoramento constante, condição necessária para o bom exercício da especialidade e promoção da saúde.

Em função do desafio de definir as competências básicas requeridas para o exercício profissional da especialidade, a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) desenvolveu, em parceria com a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), a nova Matriz de Competências dos programas de residência médica em Medicina do Trabalho no Brasil. O documento tem como objetivo promover o desenvolvimento de atributos profissionais que possibilitem o exercício da especialidade com excelência, contemplando a atenção integral à saúde dos trabalhadores em cada decisão.

A matriz segue em linha com a atualização das Competências Essenciais Requeridas para o Exercício da Medicina do Trabalho, revista neste ano pela Associação. As matrizes de competência norteiam a residência médica.

A aprovação das matrizes unifica e dá um direcionamento para que os residentes saiam aptos com todas as competências, igualmente em todas as regiões do país. Além disso, traz segurança para os residentes e ajuda no processo pedagógico.

Confira aqui o documento na íntegra.

Por |2018-12-06T11:43:03-02:005 de dezembro de 2018|Ensino e formação|Comentários desativados em Matriz de competências: novo referencial para programas de residência médica