Podcast ANAMT2022-05-04T08:34:30-03:00

A ANAMT está de olhos e ouvidos atentos às demandas dos associados e, pensando em aliar atualização profissional com a praticidade da tecnologia, lançou um novo produto de comunicação: um podcast.

A iniciativa é uma parceria entre as diretorias de Divulgação e Científica.

Os programas são de acesso exclusivo para os associados e trazem conteúdos científicos relevantes e de qualidade, como análises e estudos referentes à área de SST, respostas às principais dúvidas dos Médicos do Trabalho, entrevistas com especialistas renomados, etc.

Edição atual

Avaliação de exposições ocupacionais

(2 de maio de 2022)

Sabemos que atualmente, os postos de trabalho são mais complexos, com aumento de riscos a agentes químicos, físicos e biológicos. Dessa forma, as avaliações devem garantir que as exposições sejam bem caracterizadas e bem controladas, objetivando manter os riscos dentro de limites aceitáveis e que sejam passíveis de gerenciamento pelas organizações. Clique aqui para ouvir.

Edições anteriores

Burnout em médicos: estratégias de prevenção

(19 de abril de 2022)

As possíveis causas para o desenvolvimento da síndrome de burnout em médicos incluem a perda da autonomia em relação ao tempo de atendimento dos pacientes; o excesso de regras que limitam o tempo de consulta com o paciente; ganhos não equivalentes ao que se considera justo e sensação de impotência frente à população devido à falta de recursos para o tratamento dos pacientes adequadamente. Clique aqui para ouvir.

Iluminação – parte II

(30 de março de 2022)

Para obtermos conforto visual e com desempenho, devem ser levados em conta as seguintes condições: nível de luminância adequado, equilíbrio espacial das luminâncias das superfícies, uniformidade temporal da iluminação, eliminação de ofuscamento com luzes apropriadas. Clique aqui para ouvir.

Iluminação

(15 de março de 2022)

Por iluminância entendemos a quantidade de luz que incide sobre uma superfície. Essa luz pode se originar do sol, de luminárias ou outra fonte. A unidade de medida da iluminância é o Lux. Clique aqui para ouvir.

Trabalho muscular estático e dinâmico

(28 de fevereiro de 2022)

O trabalho dinâmico caracteriza-se pela alternância de contração e extensão muscular, ou seja, tensão e relaxamento, ocorrendo alterações no comprimento do músculo, gerando de forma rítmica. O trabalho muscular estático caracteriza-se por uma contração prolongada, que implica na manutenção da postura. Clique aqui para ouvir.

Lesões causadas por eletricidade

(14 de fevereiro de 2022)

Os acidentes decorrentes da exposição a eletricidade são responsáveis por 4% dos acidentes fatais nas indústrias. Os trabalhadores mais expostos a esse tipo de lesão são os instaladores e reparadores de linhas de energia elétrica, operadores de equipamentos de alta potência e equipes de manutenção. Clique aqui para ouvir.

Tabagismo

(27 de janeiro de 2022)

Por fumante atual entendemos a adulto que fumou 100 cigarros durante a vida e que fuma atualmente. Para fins de estudo, são classificados em “fumantes todo o dia” e “fumante alguns dias”. Clique aqui para ouvir.

Saúde Ambiental e Ocupacional

(11 de janeiro de 2022)

Por Saúde Ambiental entendemos todos os aspectos da saúde humana, incluindo a qualidade de vida, que estão determinados por fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e psicológicos no meio ambiente. Também se refere à prática de valorar, corrigir, controlar e evitar aqueles fatores do meio ambiente que potencialmente possam prejudicar a saúde de gerações atuais e futuras. Clique aqui para ouvir.

Distúrbios de Voz – Parte 2

(21 de dezembro de 2021)

A avaliação do comportamento vocal abrange parâmetros relacionados as características vocais e de fala do avaliado, com isso diagnosticando a manifestação fundamental objetivando a reabilitação da voz. Clique aqui para ouvir.

Distúrbios de Voz

(30 de novembro de 2021)

Por “voz profissional” entendemos a forma de comunicação oral utilizada por pessoas que dela dependem para exercer sua atividade profissional. Não está restrita apenas a cantores e atores, mas igualmente a professores, vendedores e outros profissionais para os quais seu uso é indispensável no trabalho. O termo disfonia relaciona-se com qualquer dificuldade na emissão vocal que impeça a produção natural e harmoniosa da voz. Clique aqui para ouvir.

Asma Ocupacional – parte 2

(4 de novembro de 2021)

O diagnóstico de asma ocupacional é realizado a partir da avaliação clínica e de testes ou exames complementares. Os pontos iniciais do diagnóstico relacionam-se a existência de exposição ocupacional a agentes causadores e quadro clínico compatível, obviamente seguidos da realização de espirometria que apresenta um distúrbio ventilatório obstrutivo reversível com o uso de broncodilatador. Clique aqui para ouvir.

Asma Ocupacional

(19 de outubro de 2021)

A asma é uma doença respiratória crônica que se manifesta ou se exacerba através de crises agudas recorrentes de sibilância, dispnéia, sensação de constrição torácica e tosse. Pode se apresentar com intensidade e frequências variáveis e reverte espontaneamente ou com uso de medicação inalatória broncodilatadora ou anti-inflamatória tópica. Casos mais graves podem levar a hipoxemia, cianose, taquipneia, taquicardia e tiragem intercostal. Clique aqui para ouvir.

A história de Bernardino Ramazzini

(4 de outubro de 2021)

Neste dia 4 de outubro celebramos o dia do Médico do Trabalho, data relacionada ao nascimento de Bernardino Ramazzini. Festejamos juntamente com a data de hoje a edição de número 50 de nossos podcasts, marca que nos orgulha muito, consolidando este canal como forma de atualização e recordação rápida de temas relacionados a medicina do trabalho. Nestes podcasts, formamos um biblioteca extensa de assuntos escolhidos por nossos editores, podendo ser consultados a quantidade de vezes que o profissional deseje. Dessa forma, parabenizamos a ANAMT, os Médicos do trabalho e todos os profissionais que labutam na área. Clique aqui para ouvir.

Fatores psicossociais do trabalho contemporâneo

(17 de setembro de 2021)

Segundo a OIT, fatores psicossociais referem-se as interações entre componentes do trabalho, natureza, organização, condições, ambiente e cultura organizacional e componentes do sujeito: habilidades, vulnerabilidades, expectativas e motivações. Esses fatores são permeados por influências sócio econômicas, políticas e culturais que os influenciam. Clique aqui para ouvir.

Depressão no mundo do trabalho

(2 de setembro de 2021)

A depressão tem origem multifatorial e poligenética, ou seja combina fatores genéticos, fisiológicos, psicológicos, profissionais, familiares e sociais entre outros. Desta complexidade de fatores envolvidos deriva uma síndrome clínica heterogênea com a presença comum de humor triste, vazio, irritável, acompanhado de alterações somáticas e cognitivas que afetam a capacidade da pessoa. Clique aqui para ouvir.

Idade e desempenho no trabalho

(19 de agosto de 2021)

As alterações físicas e mentais decorrentes da idade apresentam alterações muitas vezes surpreendentes. O enfraquecimento das funções físicas não impede a melhora de algumas funções mentais e, nesta linha de raciocínio, podemos dizer que os trabalhadores idosos tornam-se fisicamente mais fracos, mas mentalmente mais fortes, com o avanço de sua vida profissional, devendo ser menos exigidos fisicamente mas devem ter maiores exigências mentais. Neste podcast abordamos o tema idade e desempenho no trabalho. Clique aqui para ouvir.

Envelhecimento e Trabalho

(03 de agosto de 2021)

Uma das transições importantes que ocorre atualmente no Brasil é o envelhecimento populacional. Esse envelhecimento pode ser explicado pelo aumento da expectativa de vida e pela queda da taxa de fecundidade. Nesse quesito, o Brasil segue a tendência mundial, estando projetado já para 2030 uma expectativa de vida de 79 anos. Neste podcast abordamos o tema envelhecimento e trabalho. Clique aqui para ouvir.

Fadiga visual – iluminação no trabalho

(23 de julho de 2021)

Sabemos que uma boa visão é um fator importante para o desempenho das atividades laborais. A capacidade de enxergar bem é necessária para o desenvolvimento das tarefas de uma forma eficiente e segura. Quando esta capacidade está prejudicada podem ocorrer acidentes e fadiga. Neste podcast abordamos o tema iluminação, parte importante no contexto da atuação do trabalhador. Clique aqui para ouvir.

Tédio e Monotonia no Trabalho

(9 de julho de 2021)

Por ambiente monótono entendemos aquele onde falta estímulos, sendo a reação individual à monotonia denominada de tédio. Tédio é um estado mental complexo caracterizado por sintomas de redução da ativação de centros nervosos com uma sensação de cansaço associada, letargia e redução do estado de alerta. Clique aqui para ouvir.

Nosologia

(24 de junho de 2021)

Por nosologia entendemos a classificação de doentes segundo grupos. Já a nosografia é a atribuição de um nome a uma doença. Ao termos uma linguagem comum permitimos uma troca de informações objetivando comparações, avaliação de frequências, análises epidemiológicas entre outras. Clique aqui para ouvir.

Considerações em relação a psicometria – parte 2

(7 de junho de 2021)

Ao definirmos um teste psicométrico a ser aplicado, é necessário considerarmos os elementos do instrumento a ser utilizado. Dessa forma, avalia-se o constructo, a faixa que se destina a avaliação, o contexto, o propósito e o público-alvo. Clique aqui para ouvir.

Considerações em relação a psicometria

(21 de maio de 2021)

Uma escala de avaliação em saúde mental é um instrumento padronizado, composto por itens que permitem quantificar características psíquicas, psicológicas ou comportamentais. Elas são apropriadas para estimar intensidade, frequência ou mudanças de sintomas. Porém, não servem para fazer diagnóstico clínico, que é função das entrevistas diagnósticas. Clique aqui para ouvir.

Exposição ao benzeno
(6 de maio de 2021)

O diagnóstico de benzenismo, de natureza ocupacional, é eminentemente clínico e epidemiológico e se baseia na história da exposição ocupacional e na observação de sinais e sintomas clínicos e laboratoriais. Por isso, os cuidados na exposição ao benzeno são o tema do novo episódio do Podcast ANAMTClique aqui para ouvir.

NR-1
(22 de abril de 2021)

A NR-1 é a legislação que estabelece as disposições gerais, o campo de aplicação, os termos e as definições comuns às NRs relativas à saúde e segurança do trabalho, bem como as diretrizes e requisitos para o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, capacitação e treinamento em saúde e segurança do trabalho, prestação de informação digital e digitalização de documentos, direitos e deveres dos trabalhadores e as competências dos Órgãos Nacionais e Regionais sobre SST. Recentemente, a norma passou por duas revisões importantes. Clique aqui para ouvir.

Intoxicação por chumbo
(13 de abril de 2021)

O chumbo é um elemento tóxico, muito utilizado nas atividades industriais, fazendo com que vários tipos de trabalhadores estejam expostos a esse metal, podendo levá-los à intoxicação por chumbo ou saturnismo. Clique aqui para ouvir.

Fadiga no trabalho
(30 de março de 2021)

A fadiga relacionada ao trabalho está presente no dia a dia de muitos trabalhadores. O problema pode afetar a concentração, o entusiasmo e até o rendimento do profissional, o que pode resultar em acidentes de trabalho e danos para a saúde. Clique aqui para ouvir.

Acidentes por animais peçonhentos
(16 de março de 2021)

O trabalho no setor agrícola se associa a uma grande diversidade de riscos profissionais. A exposição a poeiras orgânicas, a micro-organismos em suspensão no ar e a suas toxinas podem levar a bronquite, asma, pneumonite por hipersensibilidade, DPOC, micotoxicoses entre outras. Clique aqui para ouvir.

Classificação de Risco dos Agentes Biológicos
(3 de março de 2021)

Em 2017, a Comissão de Biossegurança em Saúde do Ministério da Saúde elaborou e atualizou a classificação dos agentes biológicos com potencial risco à saúde humana. A avaliação de risco de agentes biológicos considera critérios que permitem o reconhecimento, a identificação e a probabilidade do dano & decorrente destes, estabelecendo a sua classificação em classes de risco distintas de acordo com a severidade dos danos. Clique aqui para ouvir.

Investigação do câncer relacionado ao trabalho
(18 de fevereiro de 2021)

A investigação do câncer relacionado ao trabalho, ou câncer ocupacional, ganha destaque nesta edição do Podcast ANAMT. Clique aqui para ouvir.

FAP – Aspectos Fundamentais e Alterações da Legislação
(4 de fevereiro de 2021)

O FAP, criado em 2010, é um multiplicador de um sistema de bonus versus malus que incide sobre a alíquota de contribuição previdenciária. Por ele está poderá ser reduzida em até 50% ou aumentada em até 100% – de acordo com o desempenho da empresa. Com ele calcula-se o valor que uma empresa deve pagar para cobrir os custos da Previdência com trabalhadores vítimas de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais. Clique aqui para ouvir.

Câncer ocupacional – Parte II
(28 de janeiro de 2021)

O câncer ocupacional é tema de mais uma edição do Podcast ANAMT, desta vez com foco na avaliação da carcinogenicidade química. As evidências científicas objetivando evidenciar a carcinogenicidade de uma substância em seres humanos pode ser verificada por estudos epidemiológicos em humanos, estudos experimentais em animais e estudos mecanísticos. Clique aqui para ouvir.

Câncer ocupacional
(19 de janeiro de 2021)

O câncer ocupacional é o tema desta edição do Podcast ANAMT. Sabe-se que a maioria dos cânceres em etiologia multifatorial, estando associados a fatores genéticos e fatores ambientais. Entre esses incluímos tabaco, álcool, dietas inadequadas, obesidade, sedentarismo e exposições ocupacionais a diversas substâncias. c

Exposição ao frio e seus efeitos no trabalhador – volume 2
(12 de janeiro de 2021)

Ambientes frios também possuem vários perigos intrínsecos às atividades realizadas e que devem ser tratados com atenção especial pela equipe de Saúde e Segurança do Trabalho. No segundo episódio do Podcast ANAMT sobre exposição ao frio e seus efeitos no trabalhador, falaremos sobre hipotermia de extremidades. Clique aqui para ouvir.

Exposição ao frio e seus efeitos no trabalhador
(7 de janeiro de 2021)

Muitas pessoas pensam que os riscos ocupacionais existem apenas em locais com potencial para acidentes, com quedas de objetos, choques, cortes e queimaduras. O que pouca gente se lembra é que ambientes frios também possuem vários perigos intrínsecos às atividades realizadas e que devem ser tratados com atenção especial pela equipe de Saúde e Segurança do Trabalho. Clique aqui para ouvir.

CIF – Parte 2: Aplicações práticas na saúde do trabalhador
(15 de dezembro de 2020)

A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) oferece um sistema de classificação cientificamente sólido e consensual que contém múltiplas dimensões que julgamos importantes para avaliar a funcionalidade e incapacidade em diferentes contextos e agravos. Clique aqui para ouvir.

CIF – Aspectos gerais e estrutura
(8 de dezembro de 2020)

A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) faz parte das Classificações de Referência da OMS, que por sua vez resultam de acordos internacionais, tem grande aceitação e concordância oficial para uso e são aprovadas e recomendadas como diretrizes para relatórios internacionais. Clique aqui para ouvir.

Asma relacionada ao trabalho
(18 de novembro de 2020)

A asma relacionada ao trabalho é uma das principais doenças respiratórias ocupacionais em termos de prevalência. Inúmeras substâncias químicas utilizadas nas mais diversas atividades produtivas podem desencadear ou agravar essa doença. A asma ocupacional é o tema do Podcast ANAMT desta semana. Clique aqui para ouvir.

Utilização de instrumentos psicométricos para avaliação de trabalhadores
(4 de novembro de 2020)

Para realizar uma boa gestão de saúde do trabalhador o médico do trabalho deve ser capaz de transitar em todas as dimensões da saúde humana. Esse olhar holístico perpassa pela atenção nas esferas biopsicossociais. Nessa edição do Podcast ANAMT, faremos uma reflexão de como os médicos do trabalho podem utilizar ferramentas para auxiliá-lo na avaliação da esfera psíquica ou saúde mental. Clique aqui para ouvir.

ISO 45001:2018
(22 de outubro de 2020)

A ISO 45001:2018 é a primeira norma verdadeiramente global para Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho. A certificação é o tema do Podcast ANAMT desta semana. Clique aqui para ouvir.

Exposição à vibração
(15 de outubro de 2020)

A exposição ocupacional continuada às vibrações pode causar sérios prejuízos à saúde do trabalhador, como doenças vasculares, neurológicas e musculares, se não houver controle dos riscos e proteção adequada. Nesta edição do Podcast da ANAMT abordaremos os efeitos da vibração no organismo humano e suas consequências no contexto da Medicina do Trabalho. Clique aqui para ouvir.

Exame médico demissional
(29 de setembro de 2020)

A promoção da segurança e da saúde no ambiente ocupacional começa com um bom PCMSO. Conforme o programa são realizados exames periódicos para atestar as condições físicas e mentais desses empregados, garantindo, assim, a integridade e o bem-estar das pessoas ali inseridas. Nesse contexto, o exame demissional, tema da nova edição do Podcast ANAMT, é um dos indicadores mais importantes. Clique aqui para ouvir.

Atenção Primária à Saúde (APS) e a saúde do trabalhador
(17 de setembro de 2020)

A Medicina do Trabalho e as ações de Saúde do Trabalhador possuem ligação estreita com a saúde pública brasileira. Tal conexão não surgiu subitamente, mas foi fruto de uma construção ao longo do tempo e ainda hoje permanece em constante evolução. A nova edição do Podcast ANAMT detalha esse histórico e pontos importantes para a Atenção Primária. Clique aqui para ouvir.

Pneumonite por hipersensibilidade
(2 de setembro de 2020)

A pneumonite por hipersensibilidade é uma doença na qual os pulmões se tornam inflamados pela inalação de substâncias estranhas, tais como mofo, poeiras e substâncias químicas. A incidência dessas doenças é o tema dessa edição do Podcast ANAMT. O programa detalha alguns dos distúrbios, assim como seus fatores desencadeantes e agentes causadores. Clique aqui para ouvir.

Distúrbios ocupacionais por hipersensibilidade imune
(21 de agosto de 2020)

Asma alérgica, pneumonite por hipersensibilidade e dermatite de contato alérgica são alguns dos distúrbios ocupacionais por hipersensibilidade imune, tema do Podcast ANAMT desta semana. O programa detalha alguns dos distúrbios, assim como seus fatores desencadeantes e agentes causadores. Clique aqui para ouvir.

Atualização de Legislação Previdenciária
(13 de agosto de 2020)

Publicado no dia 30 de junho deste ano, o Decreto nº 10.410/2020 atualizou o regulamento da Previdência Social, alterando aspectos como doenças adquiridas pelos trabalhadores que não dependem de carência para concessão de auxílio, requisitos para concessão de aposentadoria especial para trabalhadores expostos a agentes químicos, físicos e biológicos, entre outros temas. Clique aqui para ouvir.

Hipertensão Arterial e o Trabalho
(6 de agosto de 2020)

As classificações da doença, fatores de risco e relações com o trabalho, como em casos de exposição excessiva a aspectos como estresse, agentes químicos e ruído são abordados nesta edição. Clique aqui para ouvir.

Dermatoses ocupacionais – Volume II
(28 de julho de 2020)

Os aspectos que abrangem o diagnóstico de dermatites de contato, as indicações para realização de teste de contato e a leitura dos mesmos são alguns dos conceitos relacionados ao diagnóstico desse tipo de doença. O Podcast ANAMT dá continuidade ao tema Dermatose Ocupacional. Clique aqui para ouvir. 

Alguns conceitos importantes em dermatoses ocupacionais
(17 de julho de 2020)

As dermatoses ocupacionais são responsáveis por 30% de todas as doenças ocupacionais, sendo que a dermatite de contato  representa  90 a 95% destas dermatoses. A nova edição do Podcast da ANAMT alguns conceitos importantes sobre o assunto. Clique aqui para ouvir.

Alterações decorrentes do Decreto 10.410, de 30 de junho de 2020
(8 de julho de 2020)

Foi publicado no Diário Oficial da União o Decreto 10.410 que promove uma ampla atualização no regulamento que disciplina a aplicação dos planos de custeio e de benefícios da Previdência Social. Para auxiliar os nossos associados nessas alterações, o novo Podcast da ANAMT aborda as principais alterações provocadas pela legislação. Clique aqui para ouvir.

Uso de EPIs por profissionais da saúde no combate ao coronavírus
(30 de junho de 2020)

O uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) por profissionais de saúde no combate ao coronavírus é fundamental para que estas pessoas não se contaminem, evitando a propagação da doença na área e entre os familiares destes indivíduos. O Podcast ANAMT aborda uma atualização da Colaboração Cochrane Work sobre o tema, além de outras doenças altamente infecciosas. Clique aqui para ouvir.

Arsênico: Podcast ANAMT aborda exposição ocupacional à substância
(22 de junho de 2020)

Presente na fundição de outras substâncias, como chumbo, zinco e cobre, a exposição ambiental a arsênico pode ter consequências como tosse crônica e rinite até doenças mais graves, como câncer de pele, pulmão e bexiga. O detalhamento das consequências da exposição ao arsênico de acordo com as vias de absorção e e consequências para o organismos são abordadas neste Podcast  ANAMT, que dá continuidade à série sobre exposição a metais. Clique aqui para ouvir.

Exposição Ocupacional a Metais
(10 de junho de 2020)

A exposição ocupacional a metais pode trazer diversos desdobramentos para a saúde dos trabalhadores conforme a concentração, via de absorção, tempo de exposição e a substância em questão. Para auxiliar os médicos do trabalho na gestão desses riscos, o Podcast ANAMT aborda os seus aspectos gerais da exposição a essas substâncias e eventuais danos. Clique aqui para ouvir.

Frio no Trabalho
(2 de junho de 2020)

Com base na publicação da ACGIH: Limites de Exposição Ocupacional para Substâncias Químicas e Agentes Físicos, o programa aborda aspectos como fatores de risco para hipotermia, além de características necessárias para as roupas de proteção dos trabalhadores. Clique aqui para ouvir.

Risco & perigo
(18 de maio de 2020)
O programa aborda estes dois conceitos importantes na prática da Medicina do Trabalho, muitas vezes confundidos e não levados em consideração ao elaborarmos programas ocupacionais. Clique aqui para ouvir.

Recomendações da OSHA relativas às diretrizes de preparação dos locais de trabalho para a Covid-19
(15 de maio de 2020)
Nesta edição, uma tradução livre das Recomendações da Occupational Safety Health Administration (OSHA) relativas às diretrizes de preparação dos locais de trabalho para a Covid-19. Clique aqui para ouvir.

Pontos Importantes na Atuação Administrativa do Médico do Trabalho Face à Pandemia de Coronavírus
(28 de abril de 2020)
O programa aborda Pontos Importantes na Atuação Administrativa do Médico do Trabalho Face à Pandemia de Coronavírus, feito a partir do “Guia Prático ANAMT sobre Covid-19 para atuação dos Médicos do Trabalho”. Clique aqui para ouvir.

Aspectos clínicos da Covid-19
(13 de maio de 2020)
A edição do podcast ANAMT trata dos aspectos clínicos da Covid-19, a partir da publicação Guia Prático ANAMT sobre Covid-19 para atuação dos Médicos do Trabalho. Clique aqui para ouvir.

Recomendação ANAMT sobre Covid 19
(6 de abril de 2020)
O podcast ANAMT aborda a Recomendação ANAMT n° 4/2020, que dispõe sobre a atuação do médico do trabalho, assistência presencial e remota ao trabalhador durante o enfrentamento da crise do Covid-19. Clique aqui para ouvir.

Riscos ocupacionais ao sistema reprodutivo de cirurgiãs
(17 de fevereiro de 2020)
Nesta edição, o Podcast ANAMT aborda um artigo publicado no Jornal da Associação Médica Americana sobre os riscos reprodutivos a que estão submetidos as cirurgiãs. Clique aqui para ouvir.

Porque Belém?
(2 de março de 2020)
O episódio traz o artigo “Porque Belém” do vice-presidente da Região Norte da Associação, Dr. Benones Carvalho. O texto fala sobre a capital paraense, que sediará o 18º Congresso Nacional ANAMT. Clique aqui para ouvir.

Redução de acidentes por material biológico
(30 de janeiro de 2020)
A nova edição do Podcast ANAMT traz um resumo do artigo “Efetividade de um Programa de Prevenção e Capacitação para Redução de Acidentes Ocupacionais por Material Biológico”, publicado na Revista Brasileira de Medicina do Trabalho (RBMT). Clique aqui para ouvir.

Volume II do Podcast ANAMT esclarece novas dúvidas sobre a Prova de Título
(20 de janeiro de 2020)
A ANAMT publica o Volume II do Podcast ANAMT sobre a XLVII Prova de Título de Especialista em Medicina do Trabalho, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de abril, em Belém (PA). Clique aqui para ouvir.

Podcast ANAMT esclarece dúvidas sobre a Prova de Título de Especialista
(10 de janeiro de 2020)
Em sua quarta edição, o Podcast ANAMT reúne perguntas e respostas sobre a XLVII Prova de Título de Especialista em Medicina do Trabalho, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de abril, em Belém (PA). Clique aqui para ouvir.

Inclusão de Pessoas com Deficiência
(23 de dezembro de 2019)
A terceira edição do Podcast ANAMT trata da inclusão de pessoas com deficiência. O programa aborda a legislação, avaliação ocupacional feita pelo médico do trabalho, entre outros temas. Clique aqui para ouvir.

Dúvidas sobre a atuação da especialidade
(10 de dezembro de 2019)
A ANAMT divulgou a segunda edição do seu podcast. O programa reúne respostas dos associados a dúvidas enviadas sobre a atuação da especialidade. Clique aqui para ouvir.

Insalubridade
(25 de novembro de 2019)
Principais considerações do texto referente a insalubridade por agentes biológicos colocado em consulta pública pela Fundacentro. Clique aqui para ouvir.