A parceria firmada entre a ANAMT e a Universidade Roma Tor Vergata, terceira maior universidade da capital italiana, começou a produzir resultados positivos. O Dr. Pedro Haick é o primeiro aprovado para intercâmbio de estágio em Roma, com início em outubro e um mês de duração. Ele será recebido pelo Departamento de Medicina Ocupacional da instituição italiana, conforme acordo de colaboração cultural e científica.
“Sempre tive muito interesse em ter uma perspectiva internacional, saber como é feita a área de medicina do trabalho no exterior, ainda mais na Itália, berço da medicina do trabalho”, destacou Dr. Pedro. O estágio na Universidade Roma Tor Vergata será na área de ergoftalmologia. “Planejo dar seguimento nesta matéria para o meu doutorado, que espero vinculá-lo à faculdade lá na Itália também”, acrescentou.
Para Dr. Pedro Haick, participar do estágio na universidade italiana será uma experiência enriquecedora tanto do ponto de vista acadêmico como cultural. “Além de ter contato com professores super renomados, em uma instituição de ponta, será uma oportunidade de conviver com uma cultura não só social mas dos trabalhadores de outro país, de outro continente, da Europa. É um momento de conhecer as tendências para depois trazer para o Brasil”, estima.
Inscrição
A oportunidade, surgiu ao navegar no site da ANAMT. “Assisti um webinário com o Dr. Bruno Picolli, médico do trabalho da Universidade Tor Vergata. Tomei conhecimento dessa oportunidade e prontamente entrei em contato com a ANAMT e me colocaram em contato com o Dr. Francisco, presidente da Associação, que me ajudou a ter contato com o Dr Picolli. O Dr. Ruddy Facci também tem me auxiliado bastante em todo o processo”, acrescentou o Dr. Pedro Haick.
Parceria
O acordo da Roma Tor Vergata com a ANAMT foi firmado em 2023 e é o primeiro acordo internacional. Os contatos com as instituições estrangeiras tiveram início em 2022. A parceria firmada compreende intercâmbio de estágios e pesquisas, além de realizações de eventos e outras agendas acadêmicas, disponíveis para os associados da entidade.
Dra. Rosylane Rocha, diretora científica da ANAMT, disse na ocasião da assinatura da parceria que “o acordo torna possível a troca de experiência e grande aprendizado, além de colocar em evidência os médicos do trabalho do Brasil”. A Universidade italiana foi fundada em 1982. Entre os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos, destaca-se o de Medicina e Cirurgia. Os associados da ANAMT que tiverem interesse em conhecer mais detalhes sobre a parceria com a Tor Vergata podem acessar o webinário gravado na plataforma ANAMT Virtual.