Com o apoio institucional da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), acontecerá entre os dias 29 de abril e 2 de maio de 2026, em Santiago, no Chile, o II Curso Presencial de Formação B-Reader NIOSH. A iniciativa tem como objetivo qualificar médicos do trabalho, pneumologistas e radiologistas de toda América Latina na leitura e classificação radiológica da pneumoconiose.
PARA MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES, ACESSE O LINK
Com carga horária total de 24 horas, o curso será aplicado em quatro dias, sendo três deles voltados ao treinamento teórico-prático e um dia dedicado ao exame de avaliação. O programa inclui, entre outros tópicos, conteúdo sobre as características radiológicas das pneumoconioses e o uso do sistema da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para a classificação de radiografias. Todas as aulas serão ministradas em espanhol e as vagas são limitadas.
Os participantes aprovados receberão a certificação de Leitor B (B-Reader), concedida pelo National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH), com validade de cinco anos. A iniciativa é organizada pelo Observatorio Internacional de Neumoconiosis (OIN), pela Workmed e pelo Mining Education and Research Center, da University of Illinois Chicago (UIC).
Para o presidente da ANAMT, Francisco Cortes Fernandes, o Curso representa uma oportunidade estratégica para os profissionais brasileiros. “Trata-se de uma formação internacional de alto nível e uma excelente chance de aprimoramento. Vale considerar que as vagas são limitadas e bastante concorridas”, destacou.