Técnica da OMS diz que o coronavírus não passa por mutação

A líder técnica do Programa de Emergências da OMS, Maria van Kerkhove, disse nesta quarta-feira (3) que nenhuma das pesquisas que sequenciaram o genoma do coronavírus Sars-Cov-2 apontaram a possibilidade de mutação do vírus, mas reforçou que a batalha contra a Covid-19 está “longe de acabar”.

Em entrevista coletiva na sede da Organização Mundial da Saúde (OMS), Kherkhove disse que pesquisadores de todo o mundo já conseguiram sequenciar mais de 40 mil exemplares do novo coronavírus.

“Os cientistas estão buscando se há mutações no vírus”, disse a epidemiologista. “Nenhuma das alterações identificadas até o momento indicam que o vírus esteja se mutando e alterando sua capacidade de transmitir ou causar doenças mais graves.”

Van Kerkhove reforçou a importância de continuar com os cuidados básicos para conter a propagação do coronavírus, como o distanciamento social. Segundo ela, as pessoas se cansam e deixam de cumprir com as medidas necessárias para se proteger do vírus.

“É muito difícil manter todas essas medidas, devemos permanecer fortes e vigilantes”, disse ela. “Isto está longe de acabar.”

Segundo a epidemiologista, à medida que os bloqueios são suspensos, de forma gradual, pode ser necessário reintroduzir alguns bloqueios e isso “pode frustrar as pessoas”. Ela defende que isso pode tornar a pandemia ainda mais perigosa, porque as pessoas começarão a resistir às mudanças.

(Fonte: G1)

Por |2020-06-04T07:08:21-03:004 de junho de 2020|Especial Coronavírus (COVID-19)|Comentários desativados em Técnica da OMS diz que o coronavírus não passa por mutação