Estudo mostra medidas que reduzem drasticamente propagação do coronavírus

O distanciamento físico, o uso de máscaras faciais e de proteção ocular são eficazes na redução do risco de transmissão do novo coronavírus, de acordo com um estudo publicado no periódico The Lancet na segunda-feira (1).

Os cientistas revisaram 216 estudos e concluíram que o contágio foi menor com essas medidas. O distanciamento físico de um metro ou mais, por exemplo, reduziu 10,2% do risco de transmissão. A uma distância de menos de um metro, por exemplo, as chances de transmissão são de 12,8%. Com o distanciamento de um metro ou mais, cai para 2,6%. Segundo os pesquisadores, a proteção aumentou à medida que a distância também foi aumentando.

O uso de máscara facial reduziu 14,3% o risco de contágio, passando de 17,4% sem a proteção para 3,1% com o acessório. As associações foram mais fortes com o uso das versões N95 ou respiradores similares em comparação com máscaras cirúrgicas descartáveis.

Além disso, o uso de proteção para os olhos, por meio do escudo facial, também foi analisado. O acessório reduziu aproximadamente 10,6% o risco de contágio. Sem ele, as chances de contaminação são de 16%, mas com o uso, ficam em torno de 5,5%.

(Fonte: UOL)

Por |2020-06-04T07:13:17-03:004 de junho de 2020|Especial Coronavírus (COVID-19)|Comentários desativados em Estudo mostra medidas que reduzem drasticamente propagação do coronavírus