Dia Mundial da Saúde: além do expediente, o papel dos Médicos do Trabalho

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de saúde pode ser definido como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade”. Entre os diversos fatores que devem propiciar isso às pessoas, está a atenção à saúde dos trabalhadores dentro dos seus ambientes de trabalho. Como entidade representativa da especialidade, a ANAMT reitera neste 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, a importância dos Médicos do Trabalho nesse contexto e das discussões acerca da saúde da população.

Este ano, o tema escolhido pela OPAS/OMS para conscientizar a sociedade na Região das Américas foi “Saúde universal: para todas e todos, em todos os lugares”. Saúde universal significa garantir que todas as pessoas tenham acesso, sem discriminação, a serviços integrais de qualidade, sem enfrentar dificuldades financeiras.

Requer a definição e implementação de políticas e ações com enfoque multissetorial para abordar os determinantes sociais da saúde e promover o comprometimento de toda a sociedade com a saúde e o bem-estar. A saúde universal não diz respeito apenas a garantir que todos estejam cobertos, mas que todos tenham acesso a cuidados quando precisarem, onde quer que estejam.

#SaúdeUniversal | #SaúdeParaTodos

Como expressão da Saúde para Todos no século XXI, a saúde universal requer o envolvimento de todos os setores da sociedade para combater a pobreza, a injustiça social, as lacunas educacionais e as condições precárias de vida, entre outros fatores que influenciam a saúde das pessoas.

Todos têm um papel a desempenhar, estimulando debates e contribuindo para o diálogo sobre políticas que podem ajudar o seu país a alcançar e manter a saúde universal.

17º Congresso Nacional

Com o objetivo de propiciar a saúde integral nos ambientes de trabalho, a ANAMT abordará temas relativos a esse debate em seu 17º Congresso Nacional. Com o tema “Valores Essenciais Frente às Transformações do Trabalho: Hoje e Amanhã”, o evento ocorrerá em Brasília (DF) entre os dias 15 e 18 de maio. Saiba mais e confirme sua presença.

Por |2019-04-08T10:31:21-03:007 de abril de 2019|Saúde no trabalho|Comentários desativados em Dia Mundial da Saúde: além do expediente, o papel dos Médicos do Trabalho