Revista Brasileira de Medicina do Trabalho: ANAMT anuncia novos editores

Sempre em busca do fortalecimento e aprimoramento da Revista Brasileira de Medicina do Trabalho (RBMT), a ANAMT promoveu mudanças em sua gestão. O Prof. René Mendes, fundador da publicação em 2003 e editor-chefe da mesma desde 2016, agora ocupa o cargo de editor honorário e dá lugar à Profª. Elizabeth Dias, diretora Científica da Associação e professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG. Ela dividirá a editoria chefe com a Profª. Frida Marina Fischer, titular da USP.

Para dar apoio às editoras-chefes, a ANAMT também criou o cargo de editor assistente. Ele será ocupado pela Profª. Camila Helaehil Alfredo. Também reforçam a equipe os novos pareceristas do conselho editorial da RBMT: Prof. Airton Marinho da Silva, professor de cursos de graduação em Medicina do Trabalho e auditor-fiscal do Ministério do Trabalho; Prof. José Domingos Neto, coordenador do Núcleo Diretrizes-ANAMT e professor convidado de Medicina do Trabalho na USP; e Profª. Marcia Bandini, presidente da ANAMT, consultora sênior e docente da Unicamp.

Período de conquistas

Presidente da ANAMT de 2001 a 2007 e primeiro editor-chefe da RBMT, Prof. René Mendes celebrou os avanços da publicação nos últimos dois anos e sua excelente recepção entre os Médicos do Trabalho. Segundo uma pesquisa de opinião conduzida com os associados da ANAMT, 88,2% dos respondentes afirmaram que usam a RBMT como base para tomar decisões e se atualizar em assuntos referentes à especialidade e 98,3% avaliam a produção da publicação como importante ou muito importante.

“Nestes curtos dois anos, a RBMT duplicou de frequência, passando de semestral para trimestral. Outro salto importante foi a adoção de um sistema de gestão eletrônica do fluxo completo da Revista, o que a tornou extremamente ágil e transparente, tanto para os autores que enviam trabalhos, quanto para os editores e revisores”, explica o editor honorário da revista. “Saliente-se, ainda, as indexações conseguidas neste período, e outras que deverão vir nos próximos meses. Talvez, um dos saltos mais importantes tenha sido a publicação simultânea de todos os trabalhos em inglês, o que permite sua internacionalização de fato”.

Prof. René Mendes também parabenizou os demais integrantes da equipe da publicação pelos avanços nos últimos anos, além de exaltar a presente gestão da ANAMT pela prioridade que a Revista recebeu.

“Felizmente a Revista recebeu elevada priorização na atual gestão da ANAMT (2016-2019), e foi possível fortalecê-la em várias dimensões, sempre contando com uma equipe muito empenhada, meus colegas Prof. João Silvestre Silva-Junior, Profª. Vera Lucia Zaher-Rutherford e Profª. Frida Fischer, sem os quais nada teria acontecido. Saliento, também, o excelente trabalho prestado pela consultora Rosangela Monteiro, cuja expertise e orientação competente foram de grande importância para o desenvolvimento da RBMT”, reforçou o especialista. “A revista é uma publicação aberta e democrática, que valoriza a pluralidade, além de ser gratuita para publicar, ser acessada e lida. Comemoramos a aprovação dos associados, mas também os convocamos para que se animem e contribuam ainda mais, partilhando suas experiências e opiniões”.

Por |2018-08-20T11:16:07-03:0020 de agosto de 2018|Ensino e formação|Comentários desativados em Revista Brasileira de Medicina do Trabalho: ANAMT anuncia novos editores