Seminário Norte-Nordeste da ANAMT oferece ampla variedade de conhecimento em seu primeiro dia

Durante toda essa quinta-feira (31/05), o primeiro Seminário Norte-Nordeste da ANAMT foi composto por vasto conhecimento e discussões a respeito de assuntos de extrema relevância não só para os Médicos do Trabalho, mas para trabalhadores, como foi o caso do curso do Dr. Ricardo Turenko, ocorrido durante a manhã e que tratou a respeito do afastamento dos trabalhadores por questões de problemas que muitas vezes podem ser evitados com medidas simples de prevenção e promoção de saúde.

Leia também: ANAMT inicia seu primeiro Seminário Norte-Nordeste em Teresina

Os afastamentos têm múltiplas causas e muitas empresas não veem que isso gera custos e que o esforço para possuir um ambiente saudável e agradável traz grandes benefícios para as companhias e seus trabalhadores. “O bem-estar do funcionário vai além de evitar um afastamento, mas também fazer com que evite que o empregado vá para o trabalho, mas não renda. O que é tão grave quanto o afastamento. Foi estimando pela Organização Mundial de Saúde que cerca de 12% dos funcionários agem assim. O curso veio para ajudar ao Médico do Trabalho, mostrar de uma forma concreta para os empregadores, que aquele investimento em saúde, segurança e economia, vai se traduzir num retorno financeiro muito acima do que ele imagina”, comentou Dr. Ricardo Turenko.

Quem também ministrou curso durante esse dia de pré-evento, foi a própria presidente da ANAMT, Dra. Marcia Bandini, que tratou do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), que, como o nome já sugere trata de um dos programas de saúde e segurança do trabalho que deve, obrigatoriamente, ser implantado nas empresas e controla diretamente o estado de saúde física e mental dos trabalhadores, garantindo o bem-estar dos mesmos. “O intuito é atualizar alguns conhecimentos desse programa que tem mais de 20 anos de existência, mas principalmente fazer uma reflexão conjunta para que as pessoas saiam daqui empoderadas para suas tomadas de decisão no dia a dia”, ressaltou a presidente da ANAMT.

Outra vertente abordada durante o seminário foi a respeito da ergonomia. No Seminário. ela foi aplicada no que diz respeito à prevenção de acidentes, “Segundo nossa pesquisa estatística realizada entre 2016 e 2017, ocorreram 893 acidentes típicos em empresas grandes. Chegamos à conclusão de que o fator de má condição de ergonomia, é origem desses acidentes em mais de 41% dos casos e um dos fatores principais foi ferramenta inadequada utilizada pelo trabalhador. Por isso a importância de debater esse assunto”, frisou o Dr. Hudson Couto, ministrante de dois cursos ocorridos hoje a respeito do tema.

À tarde, em outro curso, foi falado a respeito do Núcleo Diretrizes da ANAMT, que é composto por uma equipe profissional qualificada e tem por objetivo elaborar Diretrizes Técnicas voltadas para a prática da Medicina do Trabalho baseada em evidências científicas. O Núcleo trabalha em parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB) dentro do Projeto Diretrizes. “O objetivo desse curso foi mostrar para os Médicos do Trabalho o que é o Núcleo de Diretrizes e qual a produtividade e como transformar aqueles vários artigos científicos em evidências que eles podem usar na clínica diária. Esse é nosso carro chefe, pegar esses trabalhos, unificar, chegar a uma diretriz, uma recomendação da ANAMT para o Médico do Trabalho e assim, constantemente o atualizar” disse o Dr. Paulo Rogério de Lima, integrante do Núcleo e um dos ministrantes do curso.

O Dr. Gustavo Nicolai ministrou curso sobre um dos temas mais atuais e debatidos neste momento na Medicina do Trabalho, que é o impacto do e-Social, o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. Por meio desse sistema, os empregadores comunicam ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS. Assunto esse que voltará a ser discutido nesta sexta-feira (01/06) na continuação no Seminário Norte-Nordeste da ANAMT.

Por |2018-06-01T08:57:25-03:0031 de maio de 2018|Sem categoria|Comentários desativados em Seminário Norte-Nordeste da ANAMT oferece ampla variedade de conhecimento em seu primeiro dia