Leonardo Sato é eleito presidente da Associação Catarinense de Medicina do Trabalho para a gestão 2026-2028

O médico do trabalho Leonardo Sato foi eleito presidente da Associação Catarinense de Medicina do Trabalho (ACAMT) para a próxima gestão, que vai de 25 de outubro de 2026 a 31 de dezembro de 2028. O resultado da eleição foi proclamado em 5 de outubro e a posse da nova Diretoria e do Conselho Fiscal está marcada para 26 de outubro, às 19h onlie.

O presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), Francisco Cortes Fernandes, parabenizou a nova diretoria da ACAMT e desejou ao grupo êxito na condução da entidade. Ao comentar o resultado, destacou a participação ativa da Associação nas iniciativas promovidas pela ANAMT e a excelência dos profissionais de Medicina do Trabalho de Santa Catarina. 

“Tenho grande admiração pela qualidade dos profissionais de Medicina do Trabalho de Santa Catarina e orgulho de já ter feito parte dessa Associação quando morei no estado. Espero que a ACAMT siga proativa, contribuindo para o desenvolvimento da especialidade em todo o país”, comentou.

EXPERIÊNCIA – Esta será a primeira vez que Sato ocupará a presidência da entidade. O médico, no entanto, já possui experiência na administração da ACAMT. Ele participou das duas gestões anteriores, inclusive atuou como vice-presidente da Regional Norte de Santa Catarina. A chapa foi formada por 20 nomes e teve 45% de renovação. 

A composição também incorporou dois cargos previstos na revisão do estatuto da entidade realizada neste ano: a Vice-Presidência do Meio-Oeste de Santa Catarina e a Diretoria Científica Adjunta. Ao mesmo tempo, a nova diretoria mantém a participação de ex-presidentes, médicos do trabalho e integrantes ligados à história da Associação, entre eles um de seus fundadores, Casimiro Pereira Júnior.

 

NOVA DIRETORIA DA ACAMT – Gestão 2026 – 2028

Cargo Ocupante
Presidente Leonardo Costenaro Sato
Vice-Presidente Estadual Tatiana Rigotti
Diretora Administrativa Ana Carolina de Oliveira Presado Nunes
Diretor Administrativo Adjunto Elisa Margarete Gonçalves de Oliveira Martinez
Diretor Financeiro Sandro da Silva
Diretor Financeiro Adjunto Ana Maria Amorim Ribeiro
Diretora Científica Mariana de Oliveira Presado Macarini de Souza
Diretora Científica Adjunta Ana Paula Mariussi
Vice-Presidente Norte Gilberto de Moraes Campos Roth
Vice-Presidente Sul Adão Rinede Alves de Almeida
Vice-Presidente Oeste Andressa Trevizol
Vice-Presidente Meio-Oeste Manuela Spautz
Vice-Presidente Planalto Carla Rejane Pereira Maurano
Vice-Presidente Vale do Itajaí Otávio Rodacki Gazziero
Conselho Fiscal Titular 1 Casimiro Pereira Junior
Conselho Fiscal Titular 2 Alfredo Jorge Cherem
Conselho Fiscal Titular 3 Anderson Amorim Kolscheski
Conselho Fiscal Suplente 1 Denise Fátima Brzozowski
Conselho Fiscal Suplente 2 Grace Keli Bonafim Day
Conselho Fiscal Suplente 3 Soraia Carmem Nardi

 

Segundo Leonardo Sato, a composição buscou representar as diferentes regiões do Estado. A ACAMT possui atuação em áreas como Norte, Oeste, Sul, Vale do Itajaí, Planalto e Grande Florianópolis. “Tivemos a formação de uma chapa única, que teve uma representação importante de todas as regiões do estado. É uma alegria e uma honra muito grande poder estar à frente desse processo”, afirmou.

INTEGRAÇÃO REGIONAL E QUALIFICAÇÃO – Entre as prioridades anunciadas pelo novo presidente estão a aproximação da ACAMT com os médicos do trabalho de diferentes regiões do Estado e a ampliação da participação dos profissionais na entidade.

A proposta inclui ações de capacitação, incentivo à pesquisa e à produção científica, além da criação de parcerias com universidades e outras associações federadas. Leonardo também destaca a intenção de ampliar a integração da ACAMT com a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) e com suas diretrizes nacionais.

“Queremos valorizar os médicos do trabalho, capacitar em pesquisa e produção científica e também fomentar a participação dos médicos de Santa Catarina, fazendo com que participem mais, apareçam mais e agreguem novos sócios”, explicou.

Outro ponto citado pelo presidente eleito é a defesa da avaliação clínica, física e mental presencial do trabalhador, além da busca por soluções conjuntas para os desafios da Medicina do Trabalho. Para Leonardo, a atuação institucional deve contribuir para a construção de ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis e, ao mesmo tempo, ampliar o reconhecimento da atuação do médico do trabalho.

CONTINUIDADE E DESAFIOS – Ao assumir a presidência, Leonardo Sato também reconhece o trabalho desenvolvido pela atual gestão, presidida por Denise Fátima Brzozowski. “É uma responsabilidade muito grande dar sequência ao trabalho da Associação Catarinense, mas, com muita responsabilidade e alegria, assumo essa nova etapa”, afirmou.

O novo presidente também destaca que a participação institucional dos especialistas é fundamental para que a categoria possa discutir desafios e construir respostas de forma coletiva.

A Medicina do Trabalho também faz parte da história familiar de Leonardo Sato. Seu pai, Mário Sato, teve uma trajetória profissional na área e foi uma das principais influências para que o filho escolhesse a especialidade. O presidente eleito conta que acompanhou de perto a rotina profissional do pai, incluindo atendimentos e perícias, experiências que contribuíram para sua decisão de seguir na Medicina do Trabalho.

Para Mário Sato, a trajetória do filho na especialidade o preparou para o novo desafio à frente da ACAMT. Ele avalia que Leonardo exercerá a presidência com sabedoria e inovação. Na visão dele, a Medicina do Trabalho enfrenta desafios importantes diante das transformações nas relações e nos ambientes laborais, ao mesmo tempo em que cresce a conscientização das empresas sobre a necessidade e a importância da área. “É uma nova etapa de uma história que começou na prática profissional e hoje também se traduz em participação institucional na Medicina do Trabalho”, finalizou

Por |2026-10-15T16:27:20-03:0015 de outubro de 2026|Institucional, Notícias|Comentários desativados em Leonardo Sato é eleito presidente da Associação Catarinense de Medicina do Trabalho para a gestão 2026-2028