A Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) esteve presente no V Seminário de Medicina do Trabalho do Piauí, realizado em 22 de agosto, no auditório do Conselho Regional de Medicina do Estado (CRM-PI), em Teresina. Promovido pela Associação Piauiense de Medicina do Trabalho (APMT-PI), o encontro reuniu profissionais de diferentes áreas para discutir temas atuais relacionados à saúde do trabalhador e às transformações no mundo do trabalho.
Com o tema “Atualização, integração e compromisso com a saúde do trabalhador e o futuro do trabalho”, a programação abordou temas como saúde mental e NR-1, auditoria do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), caracterização das deficiências, ergonomia, inteligência artificial na Medicina do Trabalho, assédio, burnout, fatores psicossociais, documentos médicos e gestão de riscos em Saúde e Segurança do Trabalho.
Integração – A programação também evidenciou a importância da integração entre diferentes áreas e instituições que atuam na promoção da saúde e segurança dos trabalhadores. Para o vice-presidente nacional da ANAMT, Pascoal Gomes da Costa Neto, a participação da ANAMT no encontro possibilitou uma importante troca de experiências com profissionais da capital e do interior, além de demonstrar, na prática, a importância da atuação integrada entre as federadas.
“É um evento que mostra o papel da ANAMT na capilaridade, na disseminação do conhecimento, integrando cada vez mais as federadas. Pudemos ainda evidenciar uma parceria entre as federadas do Piauí e a do Ceará, que é uma das nossas propostas: regionalizar e fazer essa integração em todo o Brasil”, destacou Costa Neto. No encontro, ele fez exposição sobre o tema “Do GRO à Tributação: o Preço do Não Fazer – Gestão de Riscos, Compliance em SST e Sustentabilidade Empresarial”.
Federadas – A participação no seminário integra o movimento da ANAMT de ampliar a aproximação com suas federadas, acompanhando de perto os eventos promovidos nos estados e conhecendo as diferentes realidades e demandas regionais da Medicina do Trabalho. A iniciativa busca ampliar a troca de experiências, estimular a integração entre os profissionais e levar a atuação da Associação cada vez mais próxima de seus associados em todo o país.
Representaram a ANAMT no evento, o vice-presidente nacional e o vice-presidente da Região Nordeste, Leonardo Cabral. Também participaram João Marcelo Ramalho, diretor de Relações Internacionais da ANAMT e presidente da Associação Cearense de Medicina do Trabalho (ACEMT), Lucas Lopes Rego, presidente da APMT-PI.
Para o presidente da APMT-PI, o seminário proporcionou um espaço de atualização e diálogo entre profissionais e instituições. Segundo ele, a presença da ANAMT, Ministério do Trabalho, Conselho Regional de Medicina do Piauí, Associação Piauiense e Associação Cearense de Medicina do Trabalho, Associação Piauiense de Engenheiros de Segurança do Trabalho e de outras áreas, contribuiu para ampliar as discussões.
“Foi um momento muito proveitoso, de troca e diálogo entre os participantes e a classe médica. O evento teve um saldo muito positivo, ao promover discussões sobre temas relevantes e estimular novos debates e a aproximação dos profissionais com a ANAMT. A iniciativa também contribui para incentivar o cadastramento junto à Associação e ampliar o acesso às oportunidades de aperfeiçoamento e às discussões promovidas pela entidade, disse o presidente da APMT-PI.
