ANAMT participa de livro do MPT com artigo sobre mudanças climáticas e saúde ocupacional

A Associação Nacional da Medicina do Trabalho (ANAMT) é uma das instituições que contribuíram para a elaboração do livro Mudanças Climáticas e a Proteção do Meio Ambiente do Trabalho, lançado recentemente pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), em Brasília (DF). A participação da entidade se deu por meio de um artigo que analisa os impactos das mudanças climáticas na saúde ocupacional e os desafios impostos à prática da Medicina do Trabalho.

Com o título “Impactos das Mudanças Climáticas na Saúde Ocupacional: Um Enfoque Detalhado para a Prática da Medicina do Trabalho”, o texto é assinado pelo presidente da ANAMT, Francisco Cortes Fernandes, e pelo médico do trabalho Pietro Aguiar Tavares de Paula Gomes.

A publicação reúne mais de 40 artigos de pesquisadores, juristas e profissionais de diferentes áreas, com a intenção de subsidiar a atuação do sistema de Justiça, do MPT, de entes públicos, sindicatos e empresas. Os textos, com diferentes olhares, propõem reflexões sobre como proteger a saúde de quem trabalha, seja sob sol escaldante, que provoca estresse térmico, seja diante dos danos causados pelas chuvas fortes.

Para Francisco Cortes Fernandes, que esteve presente no lançamento, a participação da ANAMT revela uma preocupação legítima com a saúde ocupacional dos trabalhadores diante dos eventos climáticos extremos. “As mudanças climáticas são um dos grandes desafios contemporâneos para as relações de trabalho e para a saúde dos trabalhadores, pois em muitos casos elas amplificam os riscos de danos físicos e mentais. Por isso, a ANAMT está atenta e comprometida com estratégias que reduzam esses efeitos”, disse.

“Entre os principais riscos que afetam a saúde do trabalhador está o calor. O estresse térmico é um dos impactos mais graves e estudados, ocorrendo quando o calor extremo excede a capacidade de termorregulação do corpo humano, o que pode levar à desidratação, exaustão térmica, cãibras, insolação e até a redução do desempenho cognitivo”, explicou Francisco Cortes durante o lançamento.

Presidente da ANAMT, Francisco Cortes Fernandes, com a procuradora Cirlene Luiza Zimmerman, coordenadora da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Codemat/MPT)

EVENTO – Também estiveram presentes no lançamento do livro, o diretor financeiro da Associação Nacional das Magistradas e dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Rossifran Trindade Souza; o procurador-geral do Trabalho, Gláucio Araújo de Oliveira; a procuradora Cirlene Luiza Zimmerman, coordenadora da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Codemat/MPT); e a diretora de comunicação da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), Helena Fernandes.

Por |2026-01-13T17:56:00-03:0013 de janeiro de 2026|Institucional, Notícias|Comentários desativados em ANAMT participa de livro do MPT com artigo sobre mudanças climáticas e saúde ocupacional