ANAMT: 56 anos em defesa da saúde integral dos trabalhadores e da especialidade

Nesta terça-feira (26/03), a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) completa 56 anos de fundação e iniciativas em defesa da saúde do trabalhador. A especialidade atende milhões de trabalhadores nas empresas e outras organizações da economia formal, sendo a maior associação de Médicos do Trabalho da América Latina.

Fundada em São Paulo (SP) por iniciativa dos Drs. Oswaldo Paulino, Bernardo Bedrikow, Joaquim Augusto Junqueira e Diogo Pupo Nogueira, a entidade deu seus primeiros passos dois anos antes, após os fundadores participarem do Congresso Internacional de Medicina do Trabalho, em Viena (Áustria). Suas conquistas para a comunidade científica são diversas ao longo da história. É possível destacar, por exemplo, a parceria com universidades renomadas, a Revista Brasileira de Medicina do Trabalho (RBMT) e a primeira contribuição para um evento: o III Congresso Pan-Americano de Medicina do Trabalho.

Atualmente, a instituição acumula milhares de associados, atua em 27 estados através das Federadas e possui uma trajetória de pouco mais de cinco décadas dedicadas à segurança e saúde no trabalho (SST), à proteção da integridade dos trabalhadores e à promoção da Medicina do Trabalho como uma especialidade médica de valor. Sem fins lucrativos, a instituição promove regularmente eventos educativos que abordam os principais temas relacionados à especialidade, incluindo o Fórum Presença ANAMT, o Congresso Nacional da ANAMT, seminários regionais e cursos presenciais e online. A organização também realiza a Prova de Título, importante exame que possibilita a obtenção do título de especialista na área.

“A ANAMT reitera, nesta data comemorativa, o compromisso de salvar e guardar a saúde dos trabalhadores, promover a valorização da especialidade e advogar pelo reconhecimento social da profissão perante a sociedade. Nossa maior conquista reside em contribuir para a constante qualificação e atualização dos médicos do trabalho, que desempenham um papel fundamental na gestão integral da saúde em todas as áreas de atividade. Além disso, agradeço – do fundo do meu coração – a todos os voluntários que fizeram parte da instituição ao longo desses maravilhosos 56 anos”, destaca o presidente da ANAMT, Dr. Francisco Cortes Fernandes.

Por |2024-03-26T07:43:41-03:0026 de março de 2024|Institucional, Notícias|Comentários desativados em ANAMT: 56 anos em defesa da saúde integral dos trabalhadores e da especialidade