Saúde Mental e impacto da Covid-19 são abordados no primeiro dia do 19º Congresso Nacional ANAMT

Dra. Alexandrina Meleiro realizou a conferência sobre Saúde mental, novos desafios para a Atenção à Saúde do Trabalhador

 

A programação científica do 19º Congresso Nacional ANAMT teve início com a conferência de abertura realizada pela presidente da ANAMT, Dra. Rosylane Rocha, que abordou o tema Os Desafios da Medicina do Trabalho nos dias atuais: presente e futuro. A conferência foi presidida pelo diretor científico da ANAMT, Dr. Francisco Fernandes.

Em seguida, foi realizada a conferência magna A Epidemiologia Ocupacional no Contexto Atual da Medicina do Trabalho, ministrada por Daniela Colombini, médica italiana com doutorado em Medicina do Trabalho. Dra. Rosylane Rocha presidiu a conferência.

A Covid-19 foi tema de um dos paineis realizados na manhã do dia 8, com coordenação da Dra. Simone Assalie, vice-presidente da Região Sudeste da ANAMT. Dr. Octávio Augusto de Oliveira falou sobre o impacto da doença nos hospitais. Dr. Wanderley Bernardo, coordenador de Diretrizes da AMB, abordou o assunto Associação-Covid/trabalho na teoria. Ao final do painel, Dr. Cesar Reis falou sobre Plano de contingenciamento e nexo causal.

A programação do evento ainda tratou de assuntos como carga global de doenças, gerenciamento da medicina do trabalhador e como implantar um programa de controle de tabagismo nas empresas.

Saúde mental

Relatório Analítico – Como Fazer? foi o tema de um dos painéis realizados no 19º Congresso Nacional ANAMT, coordenado pelo diretor científico da Associação, Dr. Francisco Fernandes, com palestra de Dr. Jeisianne Ramanzinni, Dr. Carlos Eduardo Ferreira e Dr. Gustavo Locatelli

 

À tarde, o 19º Congresso Nacional ANAMT realizou a conferência sobre Saúde mental, novos desafios para a atenção à saúde do trabalhador. O tema foi abordado pela Dra. Alexandrina Meleiro, vice-presidente da Associação Brasileira de Estudo e Prevenção do Suicídio. A conferência foi presidida pela presidente da ANAMT, Dra. Rosylane Rocha.

Também no âmbito da saúde mental, o painel Burnout entre Médicos: o que sabemos? Aspectos Diagnósticos e Éticos Consoante e Regulamentação do CFM reuniu a Dra. Alexandrina, que falou sobre o aspecto clínico-epidemiológico. Dr. Leonardo Sérvio, tratou do burnout em médicos no mesmo painel. Ao final do painel, Dra. Rosylane Rocha falou sobre nexo causal.

A Importância da Vacinação contra a Covid-19 no Ambiente de Trabalho foi o tema do simpósio realizado pela AstraZeneca, com palestra de Dra. Melissa Palmieri.

Ao final do primeiro dia do Congresso, a conferência As Competências e Áreas de Atuação do Médico do Trabalho na América foi realizada pelo médico do trabalho argentino Dr. Cláudio Taboadela e presidida pelo diretor científico da ANAMT, Dr. Francisco Fernandes.

O evento ainda promoveu o Encontro dos Coordenadores das Câmaras Técnicas de Medicina do Trabalho dos CRMs e Médicos Fiscais dos CRMs, o Simpósio Allergan Abbvie sobre Espasticidade no AVC – Protagonismo do Médico do Trabalho, além de paineis sobre Transtornos Mentais e Trabalho: Desafios Enfrentados na Prática Diária e Dor Crônica.

Por |2022-11-09T08:28:50-03:009 de novembro de 2022|Institucional|Comentários desativados em Saúde Mental e impacto da Covid-19 são abordados no primeiro dia do 19º Congresso Nacional ANAMT