Abertura do 19º Congresso Nacional ANAMT destaca trabalho da especialidade e realiza homenagens

 

A ANAMT realizou na noite do dia 7 de novembro a abertura oficial do 19º Congresso Nacional ANAMT, em João Pessoa (PB). Compuseram a mesa solene do evento a presidente da Associação, Dra. Rosylane Rocha, o diretor científico da entidade, Dr. Francisco Cortes Fernandes, o presidente regional do evento e da Associação Paraibana de Medicina do Trabalho, Dr. Valker Lacerda, a vice-presidente da ANAMT, Dra. Rosani Araujo, o Assessor Técnico com participação na Diretoria de Relações Internacionais da ANAMT, Dr. Ruddy Facci, que representou os ex-presidentes da entidade, o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Dr. José Hiran Gallo, Dr. Claudio Taboadela, representante da Sociedade de Medicina do Trabalho da Província de Buenos Aires, Dr. César Fernandes, presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. Tadeu Calheiros, presidente da Federação Médica Brasileira (FMB).

Em sua fala, Dra. Rosylane cumprimentou a equipe organizadora do evento e os membros da diretoria da ANAMT, agradecendo o trabalho de todos ao longo de sua gestão como presidente da Associação.

“O futuro da ANAMT, da nossa especialidade e da empregabilidade dos Médicos do Trabalho passa por nossas ações e comprometimento nas nossas práticas médicas diárias, da nossa atuação junto à ANAMT e no ativismo político no que tange a prática médica. A ANAMT cresceu, se fortaleceu, trabalhamos pela valorização da especialidade e na defesa das prerrogativas dos médicos do trabalho”, destacou Dra. Rosylane, que também lembrou os desafios enfrentados durante a pandemia de Covid-19, homenageando os profissionais de todas as áreas que atuaram diretamente no atendimento relacionado à doença e também aqueles que faleceram. Ela ainda destacou as realizações do seu período na ANAMT, como a disponibilização de conteúdos como o podcast ANAMT, realização de webinários e produção de guias sobre a Covid-19.

“Temos pela frente muitas dificuldades e obstáculos para superar. É preciso que o médico se coloque lado a lado daqueles que lutam pela nossa profissão”, ressaltou. Como exemplo de uma conquista obtida pela ANAMT, ela mencionou a manutenção dos Médicos do Trabalho nas empresas após a atualização da NR 4, que inicialmente previa a inclusão de outros profissionais na função.

Em seguida, Dr. Valker pontuou que esta gestão da ANAMT foi sensível com as causas médicas, das Federadas da ANAMT e com a realização de eventos nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Dr. Hiran Gallo ressaltou a importância da realização de um evento presencial após a pandemia de Covid-19 e o trabalho da Associação em prol da valorização da Medicina do Trabalho:

“Esse evento tem grande valor simbólico ao representar a retomada dos grandes encontros presenciais para uma das maiores especialidades médicas do nosso país”, pontuou.

Dr. Cesar Fernandes destacou o trabalho da especialidade. “A Medicina do Trabalho é muito importante por lidar com os trabalhadores e se propõe à prevenção de acidentes e doenças, mas com qualidade de vida, o que mostra a nobreza da especialidade”, ressaltou. Dr. Tadeu Calheiros destacou a proximidade das entidades médicas, que saem mais fortalecidas com isso.

A vice-presidente da ANAMT, Dra. Rosani Araujo, parabenizou os colegas de profissão pela atuação na pandemia. “Estamos aqui hoje após as dificuldades que passamos com as equipes multidisciplinares que nos acompanharam, nunca tivemos que estudar tanto. Meu sentimento é de gratidão por esta especialidade, de cuidar das pessoas”, disse.

O diretor científico da Associação e presidente eleito para a próxima gestão, Dr. Francisco Fernandes desejou um excelente congresso aos presentes. “Vou dar o meu melhor como presidente da ANAMT para alcançarmos os objetivos da nossa especialidade”.

Dr. Ruddy Facci falou sobre sua experiência ao longo dos anos com as mudanças na Medicina do Trabalho. “Nesses três anos, ser assessor da presidência foi uma honra. Aproveitem o máximo o Congresso”. Dr. Claudio Taboadela parabenizou a Dra. Rosylane pelo seu período como presidente da ANAMT e desejou sucesso ao Dr. Francisco durante o seu mandato.

Em seguida, foi exibido um vídeo do ministro da Saúde, Dr. Marcelo Queiroga, em que ele parabeniza a ANAMT pelo Congresso e destaca a importância da Medicina do Trabalho.

“Durante a pandemia de Covid-19, os Médicos do Trabalho mostraram o seu valor e trabalharam para garantir a segurança dos trabalhadores e, com isso, colaboraram com o sistema de saúde do Brasil. Sabemos que vocês exercem um papel muito importante na atenção primária à saúde, cuidando da saúde dos nossos trabalhadores”, ressaltou o ministro.

Na abertura do Congresso também foram entregues homenagens a Médicos do Trabalho pelos relevantes serviços prestados em suas carreiras. Dr. Alfredo Nunes, Dr. Amaury Prieto, Dr. Edoardo Santino, Dr. Raimundo Martins e Dr. José Carlos Ribeiro foram alguns dos que receberam as homenagens. O reconhecimento também foi entregue in memorian a outros médicos do trabalho, como Dr. Charles Amoury, Dr. Jarbas Simas, Dr. Jonas Bonatto, Dra. Maria Luisa Sá, Dr. João Fonseca, Dr. Antonio Santana e Dr. Ivan Lins Modesto.

O evento foi encerrado com uma apresentação de forró e um show da banda Overload.

Por |2022-11-08T17:25:22-03:008 de novembro de 2022|Institucional|Comentários desativados em Abertura do 19º Congresso Nacional ANAMT destaca trabalho da especialidade e realiza homenagens