Nova portaria recomenda uso de Programa de Proteção Respiratória da Fundacentro

O Programa de Proteção Respiratória (PPR) da Fundacentro foi abordado pelo servidor aposentado da instituição, Antonio Vladimir Vieira, no primeiro dia da Semana Capacita SIT, em 16 de novembro. O PPR é recomendado pela Portaria n° 672, que disciplina os procedimentos, programas e condições de segurança e saúde no trabalho (SST), publicada neste mês e prevista para entrar em vigor em 10 de dezembro..

A nova portaria traz Regulamento Técnico sobre o uso de equipamentos para proteção respiratória. Os artigos 44 e 45 preveem que as recomendações do PPR sejam seguidas pelo empregador quando há necessidade de utilização dos equipamentos de proteção respiratória para complementar as medidas de proteção coletiva implementadas.

O PPR da Fundacentro apresenta os requisitos essenciais para a elaboração de um Programa de Proteção Respiratória. Assim aponta quais são os riscos respiratórios, como devem ser o procedimento de seleção do respirador e o treinamento dos atores envolvidos. Também traz informações sobre a escolha do tamanho da peça facial que melhor veda o rosto do usuário e o seu uso correto.

Atualmente o PPR se encontra em sua quarta edição, que trouxe alterações baseadas principalmente na ISO 16975.1. A equipe técnica, responsável pela autoria, é formada pelos especialistas Maurício Torloni (in memoriam), Antonio Vladimir Vieira, José Damásio de Aquino, Sílvia Helena de Araújo Nicolai e Eduardo Algranti.

“Hoje falamos num programa macro, como na NR 1, se você faz uma gestão de tudo, você tem este programa de proteção respiratória”, afirma Vladimir. Em sua apresentação, ele mostrou como se deve selecionar o respirador e como realizar o ensaio de vedação.

“O ensaio rápido, que é a verificação de vedação, deve ser realizado antes do ensaio de vedação, e é feito pelo próprio usuário, toda vez que colocar um respirador, para garantir que o mesmo esteja ajustado corretamente na face”, explica. “Importante envolver o trabalhador nesta fase”, completa. Por exemplo, a barba não permite que haja uma vedação correta.

No final do evento, Vladimir Vieira respondeu dúvidas do público sobre o PPR e o uso de respiradores de forma eficiente durante a pandemia de Covid-19.

A Semana Capacita SIT, realizada pela Subsecretaria de Inspeção de Trabalho e pela Fundacentro, faz parte da Canpat 2021 (Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho). O tema deste ano é “Segurança e Saúde no Trabalho um valor para o Brasil”, e os subtemas são qualidade de vida para os trabalhadores, competitividade para as empresas e valor para a sociedade. Além da palestra sobre PPR, houve encontros sobre a Nova NR 17 (Ergonomia) e a Nova NR 5 (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – Cipa).

Fonte: Fundacentro

By | 2021-11-30T11:40:10-03:00 30 de novembro de 2021|Saúde no trabalho|Comentários desativados em Nova portaria recomenda uso de Programa de Proteção Respiratória da Fundacentro