>>>Artigo sobre SST e o Sofrimento Ético está disponível na Fundacentro

Artigo sobre SST e o Sofrimento Ético está disponível na Fundacentro

Está disponível na biblioteca da Fundacentro o artigo “Segurança e Saúde no Trabalho e o Sofrimento Ético”, com autoria da tecnologista da Fundacentro – Escritório Avançado no Pará, Laura Soares Martins Nogueira e com participação de Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira e Márcio Mariath Belloc, ambos da Universidade Federal do Pará.

O artigo teve como princípio analisar um grupo de trabalhadores do sexo masculino, com idades entre 30 e 60 anos e que exerciam atividades em uma empresa da cadeia do alumínio no estado do Pará. O foco do estudo pauta em compreender as relações entre organização de trabalho e gestão da segurança e saúde do trabalhador.

O estudo apresenta a utilização da Psicodinâmica do Trabalho, sob a ótica do psiquiatra Christophe Dejours, que dialoga sobre as relações dinâmicas entre a organização do trabalho e processos de subjetivação.

A pesquisa também salienta que construir dispositivos que considerem a relação entre subjetividade e a organização do trabalho na gestão da segurança e da saúde dos trabalhadores pode desencadear em estratégia na prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Outros pontos destacados no artigo são a ética no trabalho, considerações sobre o complexo do alumínio na Amazônia Brasileira e as relações entre organização de trabalho e gestão da segurança e saúde do trabalhador.

(Fonte: Fundacentro)

By | 2021-05-26T17:22:41-03:00 26 de maio de 2021|Ensino e formação|Comentários desativados em Artigo sobre SST e o Sofrimento Ético está disponível na Fundacentro