18º Congresso Nacional: abertura reúne especialistas e homenageia médicos

Nesta quinta-feira foi realizada a cerimônia de abertura do 18º Congresso Nacional da ANAMT, que foi transmitida simultaneamente no canal do YouTube da associação e na plataforma online do evento.

Estiveram presentes em um estúdio em Brasília a presidente da ANAMT, Dra. Rosylane Nascimento das Mercês Rocha, e Dr. Benones Carvalho, Vice-Presidente Regional Norte da ANAMT e presidente do 18º Congresso Nacional da ANAMT. Também participaram virtualmente da solenidade a Vice-Presidente Nacional da ANAMT, Dra. Rosani Araújo; o Diretor Científico da entidade, Dr. Francisco Cortes Fernandes; o Subsecretário de Inspeção do Trabalho da Secretaria do Trabalho, do Ministério da Economia, Romulo Machado e Silva; Dr. Gutemberg Fialho, presidente Sindicato dos Médicos do Distrito Federal; e o 1ª Vice-Presidente do Conselho Federal de Medicina, Dr. Donizetti Dimer Giamberardino Filho.

Em suas falas, os especialistas enalteceram o papel dos médicos do trabalho no enfrentamento da pandemia de Covid-19 e a importância da especialidade na transformação da sociedade brasileira por meio da promoção de um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos os 40 milhões de trabalhadores formais do país.

Dr. Francisco, Dra. Rosani e Dr. Benones enalteceram também a dedicação de toda a diretoria para a realização do 18º Congresso Nacional da ANAMT, enfrentando uma série de desafios e adversidades. Dr. Benones agradeceu a coragem da decisão de realizar, pela primeira, o Congresso Nacional da ANAMT na Região Norte do país.

“Apesar de todos os impedimentos que vivemos atualmente, nem a Covid conseguiu impedir a realização do nosso Congresso, mostrando o protagonismo sem igual do Médico do Trabalho na vida de aproximadamente 40 milhões de trabalhadores. Para essa imensa população, é ao Médico do Trabalho a quem eles recorrem em primeiro lugar quando adoecem”, destacou.

Dra. Rosylane iniciou sua participação pedindo um minuto de silêncio em memória às vítimas de Covid-19 no país, assim como em homenagem a suas famílias e aos trabalhadores da Saúde. Após agradecer a Diretoria da ANAMT e seus colaboradores por fazerem o sonho do 18º Congresso Nacional se tornar realidade, a presidente da Associação enalteceu o Sistema Único de Saúde do Brasil.

“Sabemos que temos um sistema de saúde que é único no mundo e nós temos que defender o SUS. Se temos um sistema colapsado, esse número tão trágico e tão triste de vidas perdidas, ainda tivemos pelo SUS condições de atendimento de várias outras pessoas que conseguiram sobreviver e vencer essa doença. Esses profissionais de Saúde merecem nosso respeito e a nossa homenagem”, disse.

Em seguida, foram exibidos vídeos com depoimentos de familiares dos médicos do trabalho falecidos no último ano: o Dr. Charles Carone Amoury, Dr. Gilberto Madeira Peixoto e Dr. Jonas Bonatto. Foram feitos também vídeos com palavras de homenagem a esses profissionais e amigos queridos de profissão.

O encerramento da cerimônia foi marcado pela emoção – Dr. Benones e Dra. Rosylane finalizaram o evento emocionados com a homenagem a “médicos amigos, pessoas muito importantes para a ANAMT e para a Medicina do Trabalho”, nas palavras da presidente. Ao final, Dra. Rosylane convidou a todos a aproveitar a rica programação científica do Congresso ao longo dos próximos dias.

Por |2021-04-08T23:40:07-03:008 de abril de 2021|Eventos|Comentários desativados em 18º Congresso Nacional: abertura reúne especialistas e homenageia médicos