Efetividade das práticas integrativas na saúde do trabalhador em empresas privadas

RESUMO

INTRODUÇÃO: A manutenção da saúde do trabalhador é fundamental não apenas para os aspectos econômicos (redução do absenteísmo), mas também para sua qualidade de vida.
OBJETIVOS: Verificar a efetividade das práticas integrativas em saúde de trabalhadores de empresas privadas.
MÉTODOS: Os dados foram obtidos em prontuários de um serviço de acupuntura em Piracicaba, estado de São Paulo, Brasil, caracterizando um estudo descritivo para analisar a efetividade de práticas invasivas e não invasivas na saúde do trabalhador. Para isso, utilizou-se a variável dependente escala visual numérica para dor e variáveis independentes (sexo, idade, tipos de queixas físicas ou emocionais). A amostra foi de 259 trabalhadores pertencentes a 14 empresas. Os dados foram analisados estatisticamente pelo teste t, adotando o nível de significância p = 0,05.
RESULTADOS: Os pacientes que mais procuraram o serviço eram mulheres (73%), com idade média de 38 anos. O valor médio inicial da escala visual numérica para dor foi de 4,96 na primeira sessão, e a média final foi de 1,38 na última sessão, no grupo de trabalhadores que se queixaram de dor física, mostrando uma redução significativa (p < 0,0001). Houve redução dos sintomas emocionais de 5,18 para 1,90 (p < 0,0001). Ocorreu redução nos valores da escala visual numérica ao longo das sessões, independentemente da terapia (invasiva ou não invasiva). As terapias invasivas produziram maior redução nas queixas do que as não invasivas (p < 0,0001).
CONCLUSÕES: As práticas integrativas tiveram efeito positivo na saúde dos trabalhadores, pois houve redução tanto da dor física quanto emocional.

Palavras-chave: promoção de saúde; medicina integrativa; saúde ocupacional; terapia por acupuntura.

Leia o artigo na íntegra no site da Revista Brasileira de Medicina do Trabalho (RBMT).

Por |2021-01-18T15:41:47-03:0018 de janeiro de 2021|Artigos|Comentários desativados em Efetividade das práticas integrativas na saúde do trabalhador em empresas privadas