>>>Podcast ANAMT esclarece dúvidas sobre a Prova de Título de Especialista

Podcast ANAMT esclarece dúvidas sobre a Prova de Título de Especialista

Em sua quarta edição, o Podcast ANAMT reúne perguntas e respostas sobre a XLVII Prova de Título de Especialista em Medicina do Trabalho, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de abril, em Belém (PA). O episódio pode ser ouvido no player abaixo:

 

As inscrições para a prova seguem até 20 de janeiro.

Confira abaixo a descrição do programa:

O presente podcast tem como tema as principais dúvidas dos candidatos em relação a Prova de Título de Especialista em Medicina do Trabalho a ser realizada em Belém em 29 e 30 de abril.

A Comissão Organizadora compilou as perguntas enviadas à ANAMT pelos médicos que desejam se inscrever na Prova de Título, a Diretoria de Título tendo decidido produzir uma sequência de podcasts abordando as dúvidas dos candidatos, que serão reproduzidas a seguir:

Pergunta 1: Terminei uma pós-graduação, porém, ainda não recebi o certificado. Como farei a comprovação?

Resposta: No caso do candidato ter terminado a pós-graduação mas ainda não ter conseguido obter o certificado, será necessária a comprovação mediante uma declaração da instituição, em papel timbrado, com assinatura do Diretor autenticada em cartório, constando a informação sobre a data em que o candidato concluiu o curso.

Pergunta 2: Estou inscrito no Curso EAD de Atualização em Medicina do Trabalho, este curso irá pontuar para o currículo da Prova?

Resposta: Estimulamos que os médicos façam sua inscrição no curso, todavia, não haverá tempo hábil para pontuação nessa edição da prova, uma vez que o curso não estará concluso à época do término da inscrição para prova. O Curso terá pontuação válida por 2 anos, a partir do término do curso, estando assim, válido para outras 2 edições de prova (ou 4 se houver duas edições por ano).

Pergunta 3: Gostaria de saber sobre a declaração para comprovação do tempo de experiência profissional em medicina do trabalho pode ser substituída pela cópia do registro em carteira de trabalho?

Resposta: Conforme consta do Edital item 2 – DOS CRITÉRIOS PARA REALIZAÇÃO DA INSCRIÇÃO: d) Comprovar atividades profissionais em Medicina do Trabalho realizadas em um período mínimo equivalente a duas vezes o recomendado pela Comissão Mista de Especialidades da AMB, ou seja, 4 (quatro) anos, de acordo com a Normativa de Regulamentação para Obtenção de Título de Especialista ou Certificado de Área de Atuação da AMB, de setembro de 2016. O exercício da atividade específica em medicina do trabalho deve ser comprovado por meio de: 1) Anexo de cópia autenticada do(s) registro(s) na Carteira de Trabalho ou 2) na inexistência de registro em CTPS, Anexo da declaração de empregador em papel timbrado e firma reconhecida, com descrição detalhada dos horários, atividades, funções e atribuições, conforme modelo Anexo presente neste edital e disponível no menu “Título de Especialista” / “Área do Candidato”. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MEDICINA DO TRABALHO DIRETORIA DE TÍTULO DE ESPECIALISTA XLVII PROVA DE TÍTULO.

Pergunta 4: Sobre a declaração da empresa para fins de comprovação de tempo de experiência profissional, o arquivo do edital está com o timbre da ANAMT. A declaração deverá ter o timbre da própria ANAMT ou da empresa que está emitindo a declaração? E a assinatura do Diretor da empresa pode ser reconhecida por semelhança?

Resposta: O anexo traz apenas o modelo para a declaração que deverá trazer o timbre da empresa que emitirá a declaração. A assinatura do Diretor da empresa de e ser autenticada em cartório.

Pergunta 5: Sou sócio de uma Clinica de Medicina do Trabalho, gostaria de saber se pontua para a prova?

Resp: Somente ser sócio não pontua o currículo para a prova de título. Entretanto, se como sócio exercer também atividade em medicina do trabalho, orientamos encaminhar para titulo@anamt.org.br, a cópia autenticada do contrato social da empresa onde consta o tipo de atividade realizada e seu nome como um dos sócios proprietários.

Pergunta 6: É necessário anexar declaração da ANAMT de tempo de associação? Como devo proceder para conseguir uma declaração de sócio?

Resposta: A comissão organizadora fará a checagem do tempo de associação do candidato junto ao sistema. Entretanto o candidato poderá solicitar à secretaria da ANAMT uma declaração por meio do endereço eletrônico: secretaria@anamt.org.br

Pergunta 7: Eu tenho 2 registros em carteira, acima de 39h/semana (um de 40 horas e outro de 44 horas semanais) com 8 meses cada registro. Não valerá nada? Valerá proporcional?

Resposta: Casos específicos precisam ser analisados de forma individualizada, conforme a documentação anexada pelo candidato. O candidato receberá uma informação explicativa fornecida pela Comissão Organizadora, caso haja alguma inconsistência.

Pergunta 8: As cópias dos documentos comprobatórios devem ser autenticadas em cartório?

Resposta: Sim, os documentos devem ser autenticados. Reitera-se que a qualquer momento, durante o processo, a Comissão poderá solicitar os documentos originais.

Pergunta 9: Eu trabalhei como Perito na Justiça do trabalho em várias Varas em diferentes cidades. Em contato com as Varas. Fui surpreendido pois somente entregam a Declaração pessoalmente e não haverá tempo hábil para passar em todas. Como devo proceder?

Resposta: Orientamos nesses casos, que anexe a cópia do laudo que consta oa etiqueta do protocolo de entrega do Laudo Médico Pericial, nos casos de processos físicos. Nos casos de PJE, é possível imprimir da própria pagina a comprovação.

Pergunta 10: O congresso que acontecerá depois da prova de título é obrigatório para inscrição na prova?

Resposta: A participação no Congresso não é pré-requisito para realizar a prova de título, por este motivo, a Prova será realizada fora do período do Congresso. Estimulamos a participação dos médicos do trabalho nas atividades do Congresso e para facilitar, programamos a prova antes do início das atividades, mas, sempre próxima à data do Congresso.

Pergunta 11: O Congresso em Belém não contará ponto para esta edição da prova que acontecerá antes do Congresso? Ele valerá ponto para o currículo?

Resposta: O Congresso em Belém não contará ponto para esta edição da prova, mas, valerá para pontuar o currículo nas próximas edições.

Pergunta 12: Se for obtida a pontuação mínima no Curriculo, prova teórica e prova prática, a nota final será 6,4 correto. Isto é inconsistente com o mínimo conforme item 5.15.2 do edital que é nota igual a 7,0 para aprovação final.

Resposta: A nota mínima em separado garante ao candidato prosseguir para a próxima etapa e, não confere a aprovação na prova de título. Para obter aprovação na Prova de Título, é necessário obter média final igual ou superior a 7.0 (sete).

Pergunta 13. Publiquei dois artigos científicos Anais do ” 3º CONGRESSO MINEIRO DE DIREITO AMBIENTAL”, tais artigos podem ser lançados no currículo?

Resposta: Sim, conforme a tabela de pontos disposta no Edital, os artigos publicados poderão ser pontuados pela Comissão Organizadora após a análise da documentação anexada, desde que relacionados com medicina do trabalho.

A Comissão Organizadora da reitera que casos específicos e, diversos do que consta do Edital, serão analisados de forma individualizada.

By | 2020-01-14T10:10:47-03:00 10 de janeiro de 2020|Institucional|Comentários desativados em Podcast ANAMT esclarece dúvidas sobre a Prova de Título de Especialista