ABMT recebe Medalha Pedro Ernesto na Câmara Municipal do Rio de Janeiro

A diretoria da ABMT recebeu, na última sexta-feira (25/10), o Conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto, a mais elevada comenda do Rio de Janeiro, em homenagem na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Por iniciativa do vereador Dr. Marcos Paulo, a premiação concedida no ano do Jubileu de Brilhante (75 anos de fundação) da associação reconhece em cada um dos Médicos do Trabalhos do Rio de Janeiro um profissional que, no desempenho diário, atua na Promoção da saúde, prevenção de doenças e acidentes, na inserção dos trabalhadores com deficiência e orienta a sustentabilidade nos ambientes de trabalho.

Federada da ANAMT no Rio de Janeiro, a ABMT foi a primeira associação da especialidade no país com o objetivo de promover a prevenção de doenças relacionadas ao trabalho e acidentes. A entidade seria o embrião de todas as 26 associações de Medicina do Trabalho no Brasil.

Medalha de Mérito Pedro Ernesto

A Medalha de Mérito Pedro Ernesto foi criada através da Resolução nº 40, em 20 de outubro de 1980. Ela é a principal homenagem que o Rio de Janeiro presta a quem mais se destaca na sociedade brasileira ou internacional.

Recebeu esse nome em reconhecimento ao trabalho do prefeito Pedro Ernesto, e por isso sua figura é estampada nas duas Medalhas que fazem parte do Conjunto. Uma presa ao colar, e a outra para ser colocada na lapela do lado direito do homenageado. Ambas são presas em uma fita de cores azul, vermelha e branca que são as cores da bandeira da cidade.

Saúde do trabalhador

A ABMT foi fundada em 14 de dezembro de 1944, em plena Segunda Guerra Mundial. Apesar de ser um tempo de incertezas, ganhavam força em todo o mundo as organizações formadas por trabalhadoras e, junto delas, a cobrança pela atenção à saúde do trabalhador.

Foi nesse contexto que, de forma voluntária e abnegada, cerca de 34 médicos e engenheiros compareceram ao Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio para formulação do Estatuto e eleição da Diretoria da ABMT.

Essa sessão foi presidida pelo médico sanitarista Décio Parreiras, idealizador da associação e grande entusiasta da Medicina do Trabalho. Acompanhavam-no na mesa que coordenou os trabalhos os doutores Milton Fernandes Pereira e Hugo Alquéres, e os inspetores médicos do trabalho Zey Bueno e Pitomba Cavalcante.

(Fonte: ABMT)

Por |2019-10-31T10:14:33-03:0031 de outubro de 2019|Federadas|Comentários desativados em ABMT recebe Medalha Pedro Ernesto na Câmara Municipal do Rio de Janeiro