Nota de falecimento – Morre o Médico do Trabalho Daphnis Ferreira Souto, aos 96 anos

Com imenso pesar, a ANAMT comunica o falecimento de um dos pioneiros na Medicina do Trabalho no Rio de Janeiro e um dos fundadores da ANAMT, Dr. Daphnis Ferreira Souto. Ele faleceu  aos 96 anos, nesta sexta-feira, na capital fluminense.

Reconhecido pelo seu saber, talento e expressiva atuação no campo da medicina, Daphnis formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil, atual UFRJ, era mestre em saúde pública pela Universidade da Califórnia (UCLA) e foi professor de cursos de pós-graduação em Medicina do Trabalho na UERJ, na Souza Marques, na Gama Filho e na UFF.

Nascido no Acre, notabilizou-se em terras fluminenses. Daphnis é um dos fundadores da ANAMT, conforme destacou seu colega de profissão, Dr. Paulo Rebelo. “Ele foi membro da primeira diretoria da instituição e o único sobrevivente daquela época. Ele tem participação marcante porque foi um dos pioneiros na Medicina do Trabalho no Estado do Rio”, enalteceu Rebelo, que já atuou como vice-presidente da Associação.

Daphnis foi chefe do serviço médico da Petrobras, idealizador dos planos de previdência de empresas e consultor em saúde ocupacional de grandes organizações. Foi membro da Câmara Técnica de Medicina do Trabalho do Cremerj e membro da diretoria da Associação Brasileira de Medicina do Trabalho (ABMT) por diversas gestões.

Daphnis foi autor de livros e inúmeros artigos científicos sobre a história da Medicina do Trabalho, sobre ética médica, sobre a organização de serviços médicos, além de conferencista renomado.

“Sempre privilegiou o trabalho em equipe, multidisciplinar. Era muito receptivo aos jovens profissionais”, elogiou o colega Paulo Rebelo.

Por |2019-10-11T13:37:36-03:0011 de outubro de 2019|Institucional|Comentários desativados em Nota de falecimento – Morre o Médico do Trabalho Daphnis Ferreira Souto, aos 96 anos