17º Congresso Nacional: promoção do bem estar no trabalho é discutida

O seminário Fatores Psicossociais no Trabalho e Seus Impactos na Saúde e Bem Estar reuniu estudos sobre avaliações e programas de incentivo à atenção à saúde entre os trabalhadores, assim como as doenças que podem ser desenvolvidas por situações desfavoráveis no trabalho.

Dra. Zorianna Hyworon falou sobre “Uma Visão Global do Impacto dos Fatores Psicossociais e Estilo de Vida na Saúde e Bem Estar”. Ela apresentou o método utilizado numa avaliação feita entre trabalhadores para verificar fatores psicossociais e orientá-los posteriormente. Por ser um tema abrangente, ela lembrou que é preciso segmentar as informações para obter quadros mais precisos, além de construir nos indicadores de forma clara e simples para facilitar a compreensão e direcionamento das medidas conforme a necessidade de cada público, com indicadores como idade, incidência de doenças como depressão, estresse, perda de sono e outros fatores, como preocupações financeiras e fadiga. Com isso, se chega ao ajuste médio de idade, indicador que, quanto maior a diferença da idade real, pior o quadro.

Prof. Jorge Morales falou do programa de gerenciamento de estresse de uma empresa, no qual foram adotadas práticas de incentivo ao exercício físico e alimentação saudável, com iniciativas dentro da companhia para diminuir a diferença do ajuste médio de idade dos trabalhadores. Após resultados satisfatórios, o programa realizou reformulações para adequá-lo a novas demandas dos trabalhadores, como combate ao estresse.

Ao final, a palestrante Elia Enriquez abordou “Estilos de Vida dos Trabalhadores e o Impacto na Produtividade na América Latina”. Ela destacou a importância do consumo de alimentos saudáveis, hábito que contribui para a diminuição do desenvolvimento de doenças graves, além de aumentar a expectativa de vida, o controle glicêmico e a hipertensão. Ela também afirmou que, apesar da importância disso, a população da maioria dos países latinoamericanos apresenta problemas de saúde iniciais e doenças mais graves.

Por |2019-05-18T12:16:08-03:0018 de maio de 2019|Eventos|Comentários desativados em 17º Congresso Nacional: promoção do bem estar no trabalho é discutida