17º Congresso Nacional: Gestão Integrada de SST e ISO 45001

O seminário novidades na Gestão Integrada de Saúde e Segurança no Trabalho abordou a ISO 45001. Foi apresentado um panorama das características do sistema de SST, como caráter voluntário da organização sobre as medidas necessárias e conformidade legal. Cooperação, comunicação, verificação e hierarquia de medidas de tratamento ou controle de riscos foram alguns dos requisitos mencionados pelo primeiro palestrante, Dr. Gilmar Trivelato. Ele pontuou que muitos sistemas focam somente na prevenção de acidentes, sem a devida visão integrada sobre as questões de saúde.

Os pressupostos da ISO, como ampliação de conceitos como local de trabalho, lesão e agravo foram apresentados. Em relação às organizações, os elementos básicos tratam da participação dos trabalhadores, planejamento, apoio e construção de processos para identificar e controlar riscos de SST.

Em seguida, Dra. Raquel Bonesana abordou a Integração da Cultura de Saúde e Segurança. Ela des a importância das informações para a gestão adequada da saúde dos trabalhadores, assim como no auxílio ao desenvolvimento de ferramentas que permitam prevenir doenças ou acidentes. Para isso, ferramentas unificadas são necessárias iniciativas como a implementação do eSocial contribuem para isso, já que abrange vários setores das empresas, além de reunir séries históricas e áreas como TI e de processos. Para exemplificar, ela apresentou um case de análise de predição de acidentes.

A Inteligência Artificial na área de SST foi o tema de Dr. Guilherme Salgado. Além de abranger a programação da máquina para executar tarefas que seriam feitas por pessoas, ele explicou que é preciso treinar a máquina para fornecer os resultados adequados e apresentou exemplos que já podem ser usados no setor, como uma ferramenta que identifica os músculos em uso de um indivíduo com uma câmera, além de casos que passam pela ética médica, como uso de fotos em redes sociais para identificar casos de depressão.

Por |2019-05-20T09:57:19-03:0018 de maio de 2019|Eventos|Comentários desativados em 17º Congresso Nacional: Gestão Integrada de SST e ISO 45001