Futuro do Trabalho é tema de conferência no 17º Congresso Nacional

O primeiro dia do 17º Congresso Nacional da ANAMT teve início com a Conferência O Futuro do Trabalho – Os Desafios do Século XXI para a Saúde dos Trabalhadores e os Médicos do Trabalho com a Dra. Laís Abramo, diretora da Divisão de Desenvolvimento Social da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). Em sua apresentação, ela refletiu sobre o conceito de futuro do trabalho para além das transformações tecnológicas, como crescimento da população idosa na América Latina, má nutrição, impacto das mudanças climáticas no aumento dos desastres naturais e importância da inclusão da sustentabilidade nesse contexto.

A palestrante destacou que há riscos e oportunidades, como substituição de trabalhos rotineiros por atividades mais criativas e crescimento da informalidade. Dra. Laís também enumerou os possíveis impactos em recortes de gênero, escolaridade, raça e idade, com piores perspectivas entre mulheres, negros e indígenas, pessoas com menos tempo de estudo, além de jovens e pessoas mais idosas.

Para auxiliar a enfrentar essas perspectivas, ela enumerou sugestões como consolidar pisos de proteção social de saúde e segurança básica de renda, fortalecer instrumentos para ampliar a cobertura de proteção social e promover o trabalho decente nas empresas. Para os trabalhadores sem assistência de médicos do trabalho nas empresas, Dra. Laís destacou que o olhar desses profissionais também deve estar no atendimento público, para identificar eventuais doenças relacionadas ao trabalho.

Por |2019-05-16T10:55:55-03:0016 de maio de 2019|Eventos|Comentários desativados em Futuro do Trabalho é tema de conferência no 17º Congresso Nacional