>>>17º Congresso Nacional trata da ética e tecnologia no trabalho

17º Congresso Nacional trata da ética e tecnologia no trabalho

O impacto do desenvolvimento tecnológico e os compromissos éticos e sociais no trabalho foram temas de seminários e semiplenárias do primeiro dia do 17º Congresso Nacional da ANAMT. O primeiro assunto foi tratado pelo Dr. Hudson Couto, Dra. Sandra Gasparini e Dr. Paulo Barros na semiplenária sobre Indústria 4.0 e Ergonomia.

Os tipos de tecnologias existentes nas empresas, como big data, internet das coisas, cloud computing, inteligência artificial e íntegração de máquinas e sistemas foram enumerados pelo Dr. Hudson, que apontou que o uso de máquinas contribui para a ergonomia no ambiente de trabalho porque os dispositivos podem executar tarefas que seriam custosas à saúde dos trabalhadores, como ações complexas e em posições inadequadas.

As máquinas também podem ser ferramentas complementares no ambiente de trabalho, como tablets com projetos em 3D para montagens complexas e simuladores.

Em seguida, Ricardo Aloysio e Silva, André Santos e Guilherme Salgado falaram das Novas Tecnologias e Seus Impactos à Saúde dos Trabalhadores, com uso das tecnologias 4.0 na indústria automobilística, nas indústrias brasileiras e sobre a inteligência artificial em atividades de atenção à saúde.

Os potenciais da indústria 4.0, como redução de custos de manutenção, energia e ganho de eficiência foram apontados pelo primeiro palestrante. Ele também pontuou que no nosso cotidiano, também “somos internet das coisas” por conta de uso de aplicativos e outras ferramentas no trabalho. Ocupações como motorista e entregador por aplicativos foram alguns dos exemplos.

O Seminário Compromissos Éticos e Sociais nas Relações de Trabalho reuniu Dr. João Anastácio Dias, Dra. Rosa Amélia Dantas, Dra. Maria Leonor Jakobsen e Leonardo de Mendonça, do Ministério Público do Trabalho. Bioética aplicada à saúde do trabalho, análise crítica dos retrocessos sociais no país no âmbito trabalhista, além do papel do MPT nesse contexto foram tratados na apresentação.

By | 2019-05-16T13:06:56-03:00 16 de maio de 2019|Eventos|Comentários desativados em 17º Congresso Nacional trata da ética e tecnologia no trabalho