1º de maio é marcado pelo Dia Internacional dos Trabalhadores

Em 1º de maio, o mundo celebra o Dia Internacional dos Trabalhadores, também conhecido como Dia do Trabalhador. A data histórica remete à luta por dignidade no ambiente de trabalho e nasceu com um protesto de operários norte-americanos contra as condições precárias e jornadas abusivas de uma fábrica em Chicago. A manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas.

No Brasil, a data também marca a criação da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que têm por objetivo regulamentar as relações individuais e coletivas do trabalho. Uma série de artigos da CLT dá sustentação às Normas Regulamentadoras (NR), embasando oficialmente a segurança e saúde no trabalho. A data, que foi marco histórico em 1943 por estabelecer pela primeira vez direitos importantes, passa agora por mais um momento simbólico, com a Reforma Trabalhista e seus impactos para a saúde e segurança dos trabalhadores.

Na busca pela atenção adequada à saúde e segurança do trabalho em todas as áreas econômicas, a data se torna uma oportunidade para debater as medidas necessárias para a Medicina do Trabalho alcançar este objetivo. A ANAMT reitera o seu papel na defesa da atenção integral à saúde dos trabalhadores, abrangendo as demais atividades desses profissionais, suas famílias e a comunidade ao redor.

No papel de maior entidade representativa da especialidade na América Latina, a Associação também busca abordar essa preocupação por meio da ação integrada com órgãos públicos, defendendo a formação adequada dos profissionais da área e debatendo os temas mais importantes nos níveis nacional e regional, através das associações federadas.

Por |2019-04-30T17:12:31-03:0030 de abril de 2019|Institucional|Comentários desativados em 1º de maio é marcado pelo Dia Internacional dos Trabalhadores