>>A restrição da jornada de trabalho do médico e seu impacto na segurança do paciente: uma revisão integrativa

A restrição da jornada de trabalho do médico e seu impacto na segurança do paciente: uma revisão integrativa

RESUMO

Introdução: Apesar da jornada de trabalho em regime de plantão ser marco da rotina do profissional médico, há controvérsias em relação à duração dos turnos, bem como aos intervalos de repouso apropriados que tornam a atividade desse profissional segura. Se, por um lado, jornadas longas de trabalho podem gerar impacto negativo à assistência segura do paciente por alterar o funcionamento psicológico e físico do profissional, por outro, a redução do tempo de jornada de trabalho pode prejudicar a segurança do paciente por reduzir a continuidade do cuidado.

Objetivo: Avaliar o impacto da restrição da jornada de trabalho médico na segurança do paciente.

Método: Estudo do tipo revisão integrativa da literatura. Foi realizado um levantamento das publicações relacionadas a restrições na jornada de trabalho do médico e à segurança do paciente disponíveis nas bases de dados National Library of Medicine (PubMed) e Scientific Electronic Library Online (SciELO) até maio de 2018. Foram selecionados 35 artigos que atenderam aos critérios de inclusão. Resultados: Os desfechos relacionados à segurança do paciente avaliados pelos estudos foram mortalidade, eventos adversos, continuidade do cuidado, complicações intra-hospitalares, taxa de readmissões e duração da internação. A restrição à jornada de trabalho gerou impacto variável quanto aos indicadores de segurança do paciente entre os estudos. No entanto, frequentemente não modificaram sua performance.

Conclusão: As restrições à jornada de trabalho frequentemente não resultam em melhora da performance dos indicadores de segurança do paciente. O foco em intervenções com propósito único de limitar a carga de trabalho médico é insuficiente para gerar melhoras consistentes ao cuidado do paciente.

Palavras-chave | segurança do paciente; jornada de trabalho; medicina do trabalho.

Leia o artigo na íntegra no site da Revista Brasileira de Medicina do Trabalho.

By | 2019-02-20T16:15:05-03:00 20 de fevereiro de 2019|Artigos|Comentários desativados em A restrição da jornada de trabalho do médico e seu impacto na segurança do paciente: uma revisão integrativa