6 conselhos para reduzir a ansiedade ou superar o estresse

Um pouco de estresse faz bem. Segundo o neurocientista americano Bruce McEwen, ficamos estressados quando nos sentimos desafiados ou em perigo. A resposta do corpo vem na forma de ansiedade, aceleração cardíaca, liberação de adrenalina e aumento nas funções da memória, e essas alterações nos deixam mais aptos a tomar decisões rapidamente e encarar desafios e perigos na vida e no trabalho.

O problema é quando somos submetidos a uma série de situações estressantes continuamente ou quando há uma resposta exagerada do nosso organismo, que nos leva ao esgotamento e a problemas como depressão e obesidade.

Mas como administrar o estresse?  A Entrepreneur listou seis recomendações que ajudam quem quer se reconectar consigo mesmo em busca de equilíbrio e uma vida mais saudável.

1 – Dê um tempo
Pode parecer difícil, mas em situações de estresse, quando sentimos que tudo está fora de controle, é fundamental fazer uma pausa mental e emocional. Esse tempo ajuda a acalmar a natureza reativa da nossa mente e evita soluções de escape que podem ter consequências piores do que lidar com o nível de ansiedade que estamos sentindo.

2 – Equilibre-se
Tempos difíceis pedem que olhemos com maior atenção para outras áreas de nossas vidas sobre as quais podemos ter maior controle. A alimentação é uma delas. Fazer refeições balanceadas, limitar álcool e controlar a ingestão de cafeína, além de praticar exercícios físicos e dedicar o número de horas adequado ao sono são medidas eficientes para equilibrar o corpo fisicamente e quimicamente. Com o corpo equilibrado fica mais fácil lidar com o estresse.

3 – Respire fundo
Estresse e ansiedade elevados fazem com que a respiração fique curta e rápida, desfavorecendo a oxigenação do cérebro e, consequentemente, prejudicando nosso raciocínio e pensamento crítico. Portanto, pare e tente respirar calma e profundamente, prestando atenção aos movimentos de inspiração e expiração. Normalmente, em pouco tempo a situação começa a parecer menos desesperadora. Se não conseguir concentrar-se na respiração, tente contar até dez lentamente.

4 – Trabalhe mais
Pode parecer paradoxal, mas às vezes a melhor forma de vencer o estresse é focar toda a atenção no trabalho e não desistir, independentemente do nível de pressão e exaustão a que estamos submetidos. O trabalho árduo nos mantém ativos em busca de soluções para os desafios, não focados no problema.

5 – Pense positivamente
Somos invadidos por pensamentos negativos em situações de estresse, mas é importante fazer um exercício para afastá-los, trazendo à mente pensamentos positivos e de esperança. Quanto mais fixados estamos em pensamentos derrotistas, maior será a dificuldade de encontrarmos soluções inovadoras para os problemas.

6 – Peça ajuda
O estresse contínuo bloqueia nossa capacidade de ver as coisas como elas realmente são e encontrar as soluções possíveis para os problemas. Quando não conseguimos romper com as ideias fixas e estamos em um ciclo permanente de sofrimento, é recomendável pedir a orientação de pessoas mais experientes. O aconselhamento externo pode abrir nossa mente na busca da superação das dificuldades. É importante saber que não estamos sós e que há muita gente disposta a auxiliar. Portanto, deixe o ego de lado e peça socorro.

(Fonte: Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios)

Por |2018-07-30T15:56:24-03:0030 de julho de 2018|Saúde no trabalho|Comentários desativados em 6 conselhos para reduzir a ansiedade ou superar o estresse