Especialistas discutem reformas no Brasil durante o XVI Fórum Presença ANAMT

A ANAMT realizou, nesta quarta-feira (15), o XVI Fórum Presença ANAMT, cujo tema central foi “Brasil: um país em reforma e os impactos para a Saúde e Segurança dos Trabalhadores”. O evento reuniu especialistas de diferentes segmentos e representantes de órgãos públicos e organizações para debater as diversas mudanças legislativas em curso no país, como a Reforma Trabalhista, a revisão dos benefícios do INSS e as perspectivas de integração entre o SUS e os planos de saúde suplementar.

Na abertura do Fórum, a presidente da ANAMT, Dra. Marcia Bandini, mencionou as reformas e o conturbado momento de polarização política que vivemos, sobretudo a Reforma Trabalhista e Previdenciária, que impactarão diretamente o cotidiano dos Médicos do Trabalho.

“Estamos em um país em reforma ou contrarreforma? Hoje o objetivo desse evento é nos questionar qual é o nosso papel como médicos do trabalho, como formadores de opinião e como brasileiros”. Ao fim do evento, ela concluiu que “o que falta ao Brasil hoje é diálogo. E não apenas diálogo entre pessoas que têm um ponto de vista semelhante, e sim dos lados opostos. Um diálogo aberto e sincero onde podemos encontrar novas ideias e ajudar o Brasil a avançar. E nós, médicos do trabalho, temos um papel importantíssimo nesse cenário, por conta da nossa relação direta com o trabalhador”.

O evento também contou com a participação do diretor da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Peter Poschen, que apresentou as ações da entidade em busca da melhoria das condições de trabalho no Brasil. Ele destacou a parceria com a ANAMT e com o Ministério Público do Trabalho neste sentido e indicou que o foco da OIT em SST no país ganhou força após os dados apresentados no último Congresso Nacional da ANAMT, em 2016.

Poschen também apresentou o Observatório Digital de Saúde e Segurança no Trabalho, ferramenta online desenvolvida em parceria com o MPT que quantifica os acidentes de trabalho no país em tempo real de acordo com a sua localização. O Observatório também traz aos usuários detalhes sobre o incidente e segmento em que ele ocorreu. O objetivo da ferramenta é prover informações ao governo e entidades no desenvolvimento de políticas públicas.

Ao longo do evento, ministrado pelo Dr. Hudson Couto, especialistas reuniram-se para debater vários temas. Os painéis foram Saúde, em que o Dr. Virgílio Baião Carneiro, professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG, apresentou a conferência “Planos de Saúde Populares, de boa qualidade e acessíveis: uma utopia ou alternativa real para melhorar as condições de assistência médica?”; Reforma Trabalhista, no qual o desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira falou sobre “Reforma Trabalhista: pontos positivos, negativos, nebulosos e de incerteza”; e Seguridade Social, em que a conferência “Revisão dos benefícios do INSS ao longo de 2017: contexto, práticas periciais, resultados e impactos” foi apresentada pela diretora de Saúde do Trabalhador do DIRSAT INSS, Karina Braido Santurbano.

Por |2017-11-29T11:22:17-02:0016 de novembro de 2017|Eventos, Vitrine|Comentários desativados em Especialistas discutem reformas no Brasil durante o XVI Fórum Presença ANAMT