Quem trabalha em turnos alternados sofre mais do que quem só trabalha à noite? Imagino que quem trabalha só à noite fica mais acostumado, enquanto quem vive mudando de horário não tem tempo de se acostumar.

Infelizmente, nosso corpo nunca se acostuma com a inversão do dia e da noite. O Homem é um ser de atividade diurna e repouso noturno. Após muitas semanas de trabalho noturno, bastam poucos dias dormindo à noite e já se observam modificações importantes dos ritmos biológicos tentando se comportar de forma normal.Quanto maior o número de noites trabalhadas, maiores os problemas que a pessoa enfrenta a curto, médio e longo prazo. Maiores serão as perturbações biológicas e comportamentais.Se precisar de mais informações, favor ler o livro: Trabalho em turnos e noturno na sociedade 24 horas. Fischer, Frida M, Moreno CRC, Rotenberg L, organizadoras.São Paulo, Editora Atheneu, 2003.Há um exemplar na internet, gratuito, com publicações sobre trabalho em turnos e noturno. é na Revista de Saúde Pública, volume 38, 2004, suplemento. Os artigos estão em inglês.Pela internet faz-se o download gratuito deste número: www.fsp.usp.br/rspRecentemente, foi publicado num periódico japonês, Industrial Health, uma série de trabalhos científicos sobre trabalho em turnos, particularmente sono. O download também é gratuito: Industrial Health sleep issue (Vol. 43, No. 1).

Por |2010-10-19T18:34:46-02:0019 de outubro de 2010|Dúvidas Frequentes, Prática médica, Trabalho noturno e em turnos|Comentários desativados em Quem trabalha em turnos alternados sofre mais do que quem só trabalha à noite? Imagino que quem trabalha só à noite fica mais acostumado, enquanto quem vive mudando de horário não tem tempo de se acostumar.