Jornada Nacional de Saúde reúne especialistas em Brasília

O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Saúde do Trabalhador do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, realizou a 2ª Jornada Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, entre os dias 4 e 6 de dezembro, em Brasília.

A 2ª Jornada se propôs a abrir um espaço participativo e democrático de troca de experiências e discussão sobre temas estratégicos para o fortalecimento da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast). Estiveram presentes cerca de 300 especialistas nas áreas de epidemiologia, saúde do trabalhador e oncologia, das mais diversas e renomadas instituições de ensino, pesquisa e serviços de saúde do Brasil.

A presidente da ANAMT, Dra. Marcia Bandini, e a diretora científica, Dra. Elizabeth Dias, representaram a associação nos debates. Também esteve presente o Prof. René Mendes, fundador e diretor científico da Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (ABRASTT).

Durante o evento, foram lançados os Cadernos de Atenção Básica nº 41 – Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, documento que atualiza o Caderno de Atenção Básica nº 5 – Saúde do(a) Trabalhador(a) (publicado em 2002) e busca contribuir para a qualificação do cuidado à saúde desenvolvido pelas equipes de atenção básica, considerando as relações entre o trabalho e as condições de saúde da população. Apresenta aspectos conceituais, ferramentas para o manejo clínico e estratégias de intervenções terapêuticas e de promoção da saúde relacionadas ao trabalho.

Confira aqui a publicação na íntegra.

Por |2018-12-05T15:35:44-02:005 de dezembro de 2018|Eventos|Comentários desativados em Jornada Nacional de Saúde reúne especialistas em Brasília