Revista Brasileira de Medicina do Traballho (RBMT)2025-02-17T13:16:57-03:00

Editor-chefe:

Dr. Sérgio de Lucca

Médico do trabalho, professor associado da área de Saúde do Trabalhador do Departamento de Saúde Coletiva da FCM-Unicamp. Pesquisador sobre Fatores Psicossociais no Trabalho; Saúde Mental e Transtornos Mentais; Síndrome de Burnout; e Violências e Assédio Moral no Trabalho. Coordenador do Laboratório de Estudos de Saúde e Trabalho da FCM-Unicamp e do Observatório Nacional de Saúde Mental Trabalho (OBNSMT). Autor do livro “Fatores Psicossociais e Saúde Mental no Trabalho: instrumentos de diagnóstico e intervenção”.

 

Editores-associados:

Dra. Paula Cristina Moreira Couras da Silva

Pós Graduação em Medicina do Trabalho pela Universidade Estácio de Sá. Médica do Trabalho do GDF. Professora do curso de medicina da Universidade de Brasília. Professora do curso de medicina do UNIEURO. Editora associada da Revista Brasileira de Medicina do Trabalho. Possui Título de Especialista em Medicina do Trabalho pela Sociedade Brasileira de Medicina do Trabalho (ANAMT), da qual é membro, e pela Associação Médica Brasileira. Tutora do Mais Médicos de 2013 a 2019 e supervisora do Grupo Especial de Supervisão – GES entre 2019 e 2022. Coordenadora da Comissão Científica do Congresso de Medicina do Trabalho da ANAMT.

Dr. Antonio de Sousa Uva

 

Editores Executivos:

Dr. Francisco Cortes Fernandes

Formado na Universidade Federal de Santa Maria. Residência Médica no Hospital Ernesto Dornelles, Porto Alegre. Especialista em Saúde Pública. Especialista em Medicina do Trabalho. Mestre em Ergonomia. Perito aposentado do INSS. Professor universitário.

 

 

Dra. Rosylane Rocha

Graduada em Medicina pela UniRio. Cirurgiã Geral, Médica do Trabalho e Médica Perita. Pós-graduada em Valoração do Dano Corporal pela Universidade de Coimbra. Doutora em Bioética pela Universidade do Porto. Professora Supervisora de Residência em Medicina do Trabalho na Escola Superior de Ciências da Saúde. Médica do Trabalho da SESDF e SEECDF. Perita do TRT10 e TJDFT. Conselheira Regional e Federal de Medicina. Ex-Presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (2019-2022). Conselheira Regional de Medicina do DF. 2ª Vice-presidente do Conselho Federal de Medicina.

Assistente Editorial

Ricardo Brandau

Pós-graduado em Jornalismo Científico (Labjor/Unicamp), graduado em Jornalismo e História pela Universidade de São Paulo. Foi Editor Executivo do Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (BJCVS), revista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Diretor Executivo do Brazilian Journal of Otorhinolaryngology (BJORL), da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, e colabora com várias publicações científicas da área de saúde na formatação e revisão de texto e referências. Desde 2022 faz a indexação na base de dados LILACS dos artigos da revista Arquivos de Asma, Alergia e Imunologia.

 

Conselho Editorial Nacional

Ana Magnólia Mendes

Professora Titular da Universidade de Brasília. Pesquisadora Colaboradora no Departamento de Psicologia Social e do Trabalho onde coordena o Grupo de Pesquisa Psicanálise e Crítica Social do Trabalho. Coordenadora do Ibract Instituto de Pesquisa e Estudos sobre Trabalho, membro associada ao Centre de Recherche du Travail et du Développement (CRTD) do Conservatoire des Arts et Métiers, CNAM, Paris. Pós-Doutorado na Université Côte dAzur, Nice, França e no Freudian-Lacanian Institute Après-Coup Psychoanalytic Association em parceria com a School of Visual Arts, New York. Doutorado e mestrado em Psicologia, sanduíche na Universidade de Bath, Inglaterra, graduação em Psicologia na Universidade Federal de Pernambuco. Autora dos livros: As Galinhas que Lutem! O Trabalho na Clinica Lacaniana, editora circuitos (2022), Desejar, Falar, Trabalhar, editora Fi (2018), Trabalho e Sofrimento: Práticas Clinicas e Políticas (2014) e Clinica Psicodinâmica do Trabalho: O Sujeito em Ação (2012) pela editora Juruá.

 


Dra. Andrea Franco Amoras Magalhães – Membro do Conselho Editorial Nacional

Graduada em Medicina, especialista em Clínica Médica e em Toxicologia pela UFPA. Especialista em Medicina do Trabalho pela UnB. Título de especialista em Medicina do Trabalho pela ANAMT e especialista em Perícia Médica pela Universidade Gama Filho. Mestre em Ciências da Saúde pela da UnB. Título de especialista em Toxicologia pela AMB. Doutorado em Ciências da Saúde pela UnB. Preceptora da Residência em Medicina do Trabalho da FEPECS/GDF. Coordenadora do Curso de Medicina do Centro Universitário UNIEURO/DF.

Arline Arcuri

Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Química pela Universidade de São Paulo, graduação em Química Com Atribuições Tecnológicas pela Universidade de São Paulo (1970) e doutorado em Ciências, área de concentração: Físico-Química, pela Universidade de São Paulo. É pesquisadora titular iii da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho – FUNDACENTRO. Tem experiência na área de Saúde dos trabalhadores, com ênfase em Higiene Ocupacional. Foi representante da Fundacentro na Comissão Nacional Permanente do Benzeno desde sua criação até sua extinção. Foi codiretora da FUNDACENTRO na qualidade de Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a saúde dos trabalhadores. Foi diretora técnica da FUNDACENTRO e diretoria técnica substituta.

Carlos Alberto Bezerra Tomaz

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará, Mestrado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Neurociências e Diplom-Mediziner – Universitat Dusseldorf (Alemanha) e Livre-Docência pela Universidade de São Paulo (1988). Foi Professor Titular da Universidade de São Paulo e Professor Titular da Universidade de Brasília. É Professor Titular da Universidade CEUMA e do Centro Universitário UNIEURO. Entre Prêmios e Honrarias, recebeu a Laurea Honoris Causa da University of L’Aqilla – Itália, Prêmio UnB de Pesquisa, categoria Master, área de Ciências da Vida, foi eleito Fellow da International Behavioral Neuroscience Society, recebeu a Comenda Othon Bastos (UFPE) e a Comenda Amilton Barreira. Recebeu o Lifetime Achievement Award da International Research and Development Centter pela sua contribuição às Neurociências e Educação. Eleito em 2023 para ocupar a cadeira 16 (patrono Donald Hebb) da Academia Brasileira de Neuropsicologia. É editor e/ou membro do corpo editorial de 6 revistas internacionais, consultor ad hoc da CAPES, FAPESP, FAPEMA, DAAD, Fulbright, NSF; possui colaborações internacionais com Argentina, Colômbia, EUA, Alemanha, Itália, Japão e Irã. Tem experiência na área de Neurociências e Comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas: demência, memória, emoções, ansiedade, dependência de drogas de abuso, saúde e meio ambiente.

Dilza Teresinha Ambros Ribeiro

Possui graduação em Ciências da Saúde pela Universidade de Passo Fundo e doutorado em Bioetica pela Universidade do Porto. Atualmente é médica da Universidade Federal do Acre e médica – Assembléia Legislativa do Estado do Acre.

Eduardo Mello De Capitani

Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas. Especialização em Medicina do Trabalho pela ANAMT e Especialista em Toxicologia Médica pela AMB. Fellow da European Association of Poison Control Centres and Clinical Toxicologists. Professor Colaborador, Livre Docente, do Departamento de Clínica Médica, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, e membro do Centro de Informação e Assistência Toxicológica CIATox de Campinas, atuando em docência, assistência e pesquisa nas áreas de Saúde Coletiva, Toxicologia e Pneumologia com ênfase em Saúde Ocupacional e Saúde Ambiental (pneumconioses e exposição e intoxicações por metais).

Fernanda Moura Almeida Miranda

Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Vice-coordenadora do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem da UFPR. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem UFPR. Professora no Projeto de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI) Mestrado e Doutorado Acadêmico Interinstitucional com a UNIOESTE. Professora coorientadora no Projeto Orientação Move la America (CAPES). Doutora em Enfermagem UFPR, com estágio de doutoramento na Universita degli Studio di Milano – Clinica del Lavoro Luigi Devoto. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Multiprofissional em Saúde do Adulto (GEMSA/UFPR). Editora Associada da Revista de Enfermagem da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Membro do Conselho Editorial da Editora UFPR (2023/2025). Diretora de Relação Institucional da Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (ABRASTT) – Gestão 2023/2025. Representante da ABRASTT na Frente Ampla de Defesa da Saúde do Trabalhador. Membro da International Commission on Occupational Health (ICOH). Membro da Red Internacional de Enfermería en Salud Ocupacional (REDENSO). Coordenadora Geral do Observatório Nacional de Saúde Mental e Trabalho. Membro do Observatório dos Impactos das Novas Morfologias do Trabalho sobre a Vida e Saúde da Classe Trabalhadora do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Membro da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). Atuo nas áreas de saúde do adulto, saúde do trabalhador, epidemiologia, risco biológico, vigilância em saúde, promoção à saúde e saúde pública. Linhas de Pesquisa: Políticas e Prática de Saúde, Educação e Enfermagem e Tecnologia e Inovação para o Cuidar em Saúde e Enfermagem.

Frida Marina Fischer

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Saúde Pública pela USP e doutorado em Saúde Pública pela USP. Pós-doutorado no Institute of Occupational Health (Dortmund, Alemanha, 1984), Especialização em Ergonomia (Instituto de Psicologia da USP). Professora titular da Universidade de São Paulo. Faz parte do Conselho Científico da Associação Brasileira de Ergonomia. Membro da Associação Nacional de Medicina do Trabalho. Editora associada da Revista de Saúde Pública; Editora científica da Revista Brasileira de Medicina do Trabalho. Membro do Board do Journal of Occupational Health Psychology e Contributing Editor da American Journal Industrial Medicine. Associate Editor do periódico Chronobiology Interanational. Parecerista ad hoc de agências de fomento nacionais (CNPq, CAPES, FAPESP, entre outras). Parecerista ad hoc de vários periódicos nacionais e internacionais. Em 2012 recebeu o título de Fellow da International Ergonomics Association. Em setembro de 2019 recebeu o título de Fellow da Working Time Society. A partir de 01/03/22 foi concedida bolsa de produtividade do CNPq, 1A.

Gilmar Trivelato

Bacharel em Química pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo, licenciado em Química pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, mestre em Educação (Didática) pela Universidade de São Paulo e Doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos – área de concentração Meio Ambiente, pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisador titular e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em “Trabalho, Saúde e Ambiente” na FUNDACENTRO – Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho, lotado na Coordenação de Higiene do Trabalho do Centro Técnico Nacional em São Paulo, com atuação nos seguintes temas: gestão de substâncias químicas; higiene ocupacional; políticas públicas e gestão da segurança e saúde no trabalho; produção sustentável e formação em segurança e saúde no trabalho. Os projetos de pesquisa e intervenção que participa e coordena tem como orientação teórica os paradigmas da complexidade e sustentabilidade. Participa de grupos de trabalho para revisão de normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego e na implantação do Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação de Produtos Químicos e Comunicação de Perigos (GHS). É consultor do UNITAR – United Nations Institute for Training and Research para a implementação do GHS na América Latina.

Ildeberto Muniz de Almeida

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestrado e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Título de livre-docente pela Faculdade de Saúde Pública da USP, homologado pela reitoria USP, com equivalência reconhecida pela UNESP. Atualmente é docente do Depto de Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Tem experiência na área de Saúde Coletiva com ênfase em Saúde do Trabalhador atuando principalmente nos seguintes temas: acidentes do trabalho, prevenção de acidentes, análise de acidentes, concepções de acidentes e saúde do trabalhador.

Jene Greyce Souza de Oliveira

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas, mestrado em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia e Doutorado em Ciências, ênfase em Serviços de Saúde Pública, pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Médica especialista em Otorrinolaringologia, Medicina do Trabalho e Bioética. Atualmente atua na equipe de Otorrinolaringologia do Hospital das Clinicas do Acre e como docente nas disciplinas de Otorrinolaringologia e de Bioética do curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (UFAC). É líder do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Saúde Pública e áreas afins (NUPISP) da UFAC, Vice-Presidente para a Região Norte da Rede Brasileira de Professores de Bioética, Presidente da Associação Médica do Acre (AMAC) para o triênio 2020-2023 e Presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho – Federada Acre (ANAMT-AC) para o triênio 2021-2024. É conselheira suplente do Conselho Federal de Medicina (CFM), representando os médicos do Acre na gestão 2019/2024. Linhas de pesquisa em estudos sobre saúde pública, bioética, educação médica, otorrinolaringologia, medicina do trabalho e leishmaniose.

João Anastacio Dias

Professor da Universidade Federal de Goiás. Professor dos Cursos de Pós-graduação do CEEN-PUC/GO e da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Máster em Prevenção e Proteção dos Riscos Ocupacionais com Ênfase em Higiene Industrial pela Universidad de Alcalá de Henares, Espanha. Pós-graduação em Medicina do Trabalho pela Universidade São Francisco. Pós-graduação em Qualidade Pericial: Saúde, Segurança e Meio Ambiente pela UNIP. Pós-Graduação em Avaliação do Dano Corporal pela Universidade de Coimbra, Portugal. Graduação em Medicina pela Universidad Mayor de San Andrés com Diploma revalidado na USP (Universidade de São Paulo). TÍTULO DE ESPECIALISTA EM MEDICINA DO TRABALHO. TÍTULO DE ESPECIALISTA EM MEDICINA LEGAL E PERÍCIAS MÉDICAS. Conselheiro (Gestão 2018/2023) do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás. Diretor da Clínica CONCEITO – Medicina do Trabalho.

João Silvestre da Silva-Júnior

Graduação em Medicina pela Universidade de Pernambuco (UPE), com Especialização em Medicina do Trabalho pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Título de Especialista em Medicina do Trabalho e em Medicina Legal e Perícia Médica pela Associação Médica Brasileira (AMB). Doutorado e Mestrado em Ciências no Programa de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Professor da Disciplina de Medicina do Trabalho do Departamento de Medicina Legal, Bioética, Medicina do Trabalho e Medicina Física e Reabilitação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Vice-Supervisor do Programa de Residência Médica em Medicina do Trabalho do Hospital das Clínicas da FMUSP (HCFMUSP). Professor do Curso de Especialização em Medicina do Trabalho da Escola de Educação Permanente do HCFMUSP. Professor do Curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo.Perito Médico Federal no Ministério da Previdência Social do Brasil. Atual Diretor Científico da Associação Paulista de Medicina do Trabalho (Gestão 2022-2025) e Coordenador do Conselho de Ensino, Titulação e Certificação da Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícia Médica (Gestão 2023-2024). Linhas de pesquisa em Saúde do Trabalhador e Medicina do Trabalho, com ênfase em Saúde Mental e Trabalho, Absenteísmo e Retorno ao Trabalho, Epidemiologia Ocupacional.

Joaquim Pereira Brasil Neto

Graduação em Medicina pela Universidade de Brasília e doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientou dissertações de mestrado e teses de doutorado no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília. Foi Visiting Fellow no National Institute of Neurological Disorders and Stroke, em Bethesda, Maryland, E.U.A. Atuou como Diretor Científico da Academia Brasileira de Neurologia. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia, atuando principalmente nos seguintes temas: estimulação magnética transcraniana, depressão, ilusões somestésicas, visão de cores e estimulação transcraniana por corrente contínua.

José Hiran Gallo

Graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Pará, Pós-Graduação Latu Sensu MBA em Gestão Empresarial de Cooperativas pela FGV, Doutorado em Bioética e Ética Médica pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Pós-doctor em Bioética pela Universidade do Porto. Atualmente é Presidente do Conselho Federal de Medicina. É Coordenador do Programa Doutoral em Bioética (convênio firmado entre a FMUP/CFM). Membro da Academia de Medicina de Rondônia, membro da Academia Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Docente Voluntário da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto/Portugal. Detentor do Prêmio Nacional Professor Luís Archer, pela Universidade do Porto; e das comendas “Grandes Professores” pelo Cremero; “Ordem da Estrela do Acre” pelo Governo do Acre, “Ordem Mérito Médico”, na classe grande oficial, pela Presidência da República do Brasil.

José Miguel Luz Parente

Graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense, Residência Médica em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (Hospital Universitário Antônio Pedro), Mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Assistente de Gastroenterologia na Universidade Federal do Piauí, Supervisor e Preceptor da Residência Médica em Gastroenterologia no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) e Professor do Programa de Mestrado em Saúde da Mulher da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Gastroenterologia, atuando principalmente nos seguintes temas: condução clínica de pacientes, estudos epidemiológicos, estudos clínicos e estudos terapêuticos fase II e fase III das Doenças Inflamatórias Intestinais. Atua como palestrante internacional para os Laboratórios Janssen e Takeda, bem como palestrante nacional para o Laboratório Abbvie.

Juraci Roberto Lima

Graduação em medicina pela Universidade Federal de Alagoas. Pós graduação em Medicina de Família e Comunidade e em Medicina do Trabalho. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Medicina de Família e Comunidade. Atualmente é Professor Auxiliar concursado do Eixo de Aproximação à Prática Médica e Comunidade – EAPMC – da Faculdade de Medicina – FAMED – da Universidade Federal de Alagoas, na disciplina Saúde e Sociedade VII. Tem Mestrado Profissional em Saúde da Família -PROFSAUDE.

Jussara Maria Rosa Mendes

Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestrado em Serviço Social pela PUCRS, doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP e pós doutorado em Serviço Social pela Universität Kassel, República Federal da Alemanha. Docente credenciada ao Programa de Pós Graduação em Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia/ UFRGS, docente credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Politica Social e Serviço Social da UFRGS. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Saúde e Trabalho – NEST/UFRGS. Diretora Científica Adjunta da Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – ABRASTT (2020-2021). Representante de área junto ao (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (2001-2014); Experiência na área de formação em Serviço Social, com ênfase em Saúde do Trabalhador, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde do trabalhador, acidente e doenças do trabalho, saúde do trabalhador no Mercosul e Proteção Social. Aposentada.

Leandra Batista Ferreira

Docente do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Diretora Científica da Pausa Ativa Ocupacional. Doutorado pela Faculdade de Educação Física (UnB). Mestrado na Bioengenharia (UnB). Especialização em Motricidade e Desenvolvimento Motor na Educação Infantil – Unyleya. Especialização em Musculação e Treinamento de Força – UnB. Graduada em Educação Física pela Universidade de Brasília – UnB. Experiência como docente no Centro Universitário Planalto Central – UNIPLAN. Bolsista em Iniciação Científica – PROIC 2009/2010 e 2010/2011.Técnica do Laboratório de Análise do Movimento Humano 2012/2013. Técnica do Laboratório de Análise de Força – FEF-UnB 2013. Supervisora do Programa de Educação em Saúde – Doce DESAFIO – UnB – 2010 a 2016.

Luiz Cláudio Meirelles

Graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana pelo Fundação Oswaldo Cruz, especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e mestrado em Mestrado em Ciências da Engenharia da Produção pela Coordenadoria de Pesquisa e Pós-Graduação em Engenharia – UFRJ. Atualmente é Pesquisador adjunto do Fundação Oswaldo Cruz e do Ministério Público do Trabalho. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública.

Maria das Graças Caus de Souza

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo e mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo – Faculdade de Saúde Pública. Especialista em Medicina do Trabalho.Atualmente é professora Assistente – Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, médica do trabalho – SOBRAE, médica do trabalho da Cooperativa dos Prestadores de Serviços Engenharia Segurança e Medicina. Trabalho e médica do Instituto Estadual de Saúde Pública. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, envelhecimento, morbidade, políticas de saúde e idoso.

Maria Helena Palucci Marziale

Professora Titular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Assessora Técnica I da Reitoria da USP, Coordenadora do Escritório Alumni USP, Pesquisadora 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), líder do Núcleo de Estudos Saúde e Trabalho (NUESAT/USP), Coordena a Red Internacional de Enfermería en Salud Ocupacional – REDENSO Internacional, coordenadora da Rede de Enfermagem em Saúde Ocupacional – REDENSO Brasil, membro do Conselho de Curadores da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas da FMRP-USP, vocal de Desenvolvimento Institucional da Associación Iberoamericana de Escuelas y Facultades de Enfermería (ALADEFE), Coordenadora da REV@ENF coleção de revistas de Enfermagem SciELO / BIREME, membro do Comitê de Avaliação de Periódicos LILACS, membro do Comitê Internacional de Avaliación de Revistas de Enfermería da Biblioteca Virtual de Salud- Enfermería (BVS{E), Membro convidada da comissão de elaboração da minuta do Programa Nacional de Atenção Integral à saúde e segurança das trabalhadoras do SUS-PNAIST/SUS, junto ao Ministério da Saúde. 2024.Membro do Grupo assessor da Comissão da área de Enfermagem na CAPES para elaboração de critérios para classificação da produção intelectual da enfermagem em substituição ao Qualis 2024, Editora Emérita da Revista Latino-americana de Enfermagem, Editora Associada da Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, Membro do Conselho Editorial Nacional da Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, Membro da equipe editorial da Revista NURE Investigación Espanha e de outras revistas de Enfermagem nacionais e internacionais. Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/ USP), Especialista em Administração Hospitalar, Especialista em Enfermagem do Trabalho, Mestre em Ciências – Área Psicobiologia, Doutora em Ciências – Enfermagem pela USP. Estágio de Aperfeiçoamento em Ergonomia no Laboratoire d’Ergonomie et de Neuro-physiologie du Travail – Conservatoire National des Arts et Métiers, Paris – França, Livre-docente pela EERP/ USP e desde 2007 atua no cargo de Prof Titular no Depto de Enf. Geral e Especializada da EERP/USP, onde atua como docente desde 1986. Diretora da Escola de Enfermagem da USP (junho de 2018 a junho de 2022). Docente responsável por disciplinas de graduação e de pós-graduação nas áreas de Saúde do Trabalhador, Metodologia de Pesquisa e de Gestão em Editoração Científica. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação Enfermagem Fundamental (Nota 7 na CAPES) na linha de pesquisa saúde do trabalhador. Presta assessoria à instituições/agências de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior. Foi membro da Câmara de Avaliação Docente da USP (2021-2023), membro da Comissão Coordenadora do Plano de Ensino do Município de Ribeirão Preto (2022-2023). Editora chefe da Revista Latino-americana de Enfermagem (1998 -2018), presidente do Conselho Diretor da Revista Latino-americana de Enfermagem (2018-2022). Presidente da Congregação e do Conselho Técnico e Administrativo da EERP-USP (2018-2022), Chefe do Depto Enfermagem Geral e Especializada da EERP/USP (2011-2012 e 2013-2014), vice coordenadora do Programa de Pós-graduação Enfermagem Fundamental (2009-2011), Vice-presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da EERP/USP (2002-2010), membro do Conselho Executivo do Campus da USP de Ribeirão Preto (2018-2022), do Conselho Gestor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP (2018-2022), do Conselho Gestor do Centro de Referência da Saúde da Mulher de Ribeirão Preto – MATER (2018-2022), e do Conselho Consultivo do Hospital Estadual de Ribeirão Preto(2018-2022).

Marilurdes Monteiro Barros

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas. Mestra em Pesquisa em Saúde pelo Centro Universitário Cesmac. Pós graduada em Saúde Pública pela Universidade Federal de Alagoas. Pós graduada em Medicina de Família e Comunidade pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde. Especialista em Medicina do Trabalho pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde.Título de Especialista pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho – ANAMT/AMB. MBA em Auditoria em Serviços de Saúde pela Faculdade Internacional de Curitiba. Pós Graduada em Perícias Médicas pela Fundação Unimed. Experiência Profissional como Médica do Programa de Saúde da Família. Experiência Profissional como Médica do Trabalho e Responsável pelo Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional de Indústria Alimentícia em Alagoas. Ex Servidora Pública da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas. Ex Superintendente da Junta Médica dos Servidores do Estado de Alagoas. Ex Professora do Curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac, Alagoas. Ex Supervisora do Programa de Residência em Medicina do Trabalho do Centro Universitário Cesmac. Presidente da Associação Alagoana de Medicina do Trabalho – ALMET – Gestão 2022/2025.

Mírian Perpétua Palha Dias Parente

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Piauí, Especialista em Medicina do Trabalho pela AMB/ANAMT, Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará e Doutora em Medicina Tropical e Saúde Pública pela Universidade Federal de Goiás. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Representante da UESPI junto ao Conselho Estadual de Saúde (2007-2009). Coordenadora do Curso de Medicina da UESPI, Diretora do Centro de Ciências da Saúde / Faculdade de Ciências Médicas (FACIME) da Universidade Estadual do Piauí. Conselheira e Coordenadora da Câmara Técnica de Medicina do Trabalho do CRM-PI (2001-2023). Editora dos Anais do CRM-PI (2013-2018). Membro do Corpo Editorial da Revista Ética do CRM-DF (2017-2018). Presidente do Fórum Interinstitucional Permanente de Saúde Pública do Piauí (2016-2021). Sócia Titular da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT). Presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí (CRM-PI) de outubro de 2016 a setembro de 2021. Vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí (CRM-PI) de outubro de 2021 a setembro de 2023. Coordenadora da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (CODAME) do CRM-PI (2021-2023). Membro da Câmara Técnica de Medicina do Trabalho do Conselho Federal de Medicina – CFM (2016-2024). Membro do Colegiado do Curso de Medicina da UESPI (2024). Editora-Chefe da Revista Brasileira de Medicina do Trabalho – ANAMT (2020-2024). Tutora pela UESPI do Programa Mais Médicos pelo Brasil (2024). Gerente de Ensino e Pesquisa na SESAPI (2024). Diretora da Escola de Saúde Pública do Piauí (atual).

Neice Müller Xavier Faria

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado e doutorado em Epidemiologia, ambos pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Atualmente tem vínculo livre como professora visitante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS e como pesquisadora associada da Universidade Federal de Pelotas. É médica do trabalho – UFRGS e médica de família e comunidade. Coordenou a vigilância em saúde do trabalhador na Secretaria de Saúde de Bento Gonçalves. É médica da Clinica Gianisella, atuando na assistência e assessoria em saúde ocupacional. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, envolvendo principalmente: agrotóxicos, epidemiologia, trabalho agrícola, fumicultura, saúde ocupacional e saúde mental.

Rosa Amélia Andrade Dantas

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe, mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia, doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia e pós-doutorado em Ciências Médico-Legais e Ético-Deontológica pela Universidade de Coimbra. Professora titular aposentada do Departamento de Medicina da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina do Trabalho e Medicina Legal e Perícias Médicas. Atua principalmente nos temas: perícia médica, saúde do trabalhador, medicina do trabalho, educação e saúde e saúde e espiritualidade. Atualmente cursa especialização em homeopatia (Associação Paulista de Homeopatia). Vice-Presidente da Associação Médica Espirita de Sergipe. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas, Filiada à Associação Médica Brasileira. Presidente do Rotary Club de Aracaju.

Ubirajara José Picanço de Miranda Junior

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Teresópolis, Especialização em Medicina do Trabalho pela FUNDACENTRO – MT/RJ, Residência Médica em Pneumologia pelo Hospital Raphael de Paula Souza – MS/RJ, Mestrado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Ciências da Saúde pela parceria entre a Universidade de Brasília – UnB e a Escola Superior de Ciências da Saúde – ESCS. Foi médico tisiologista da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) de 1982 a 2022. Foi docente da ESCS de 2002 a 2022 e Diretor Geral da ESCS no período entre 2019 a 2020. Professor Titular do Centro Universitário de Brasília (CEUB), desde 2017 e do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (UNICEPLAC), desde 2023. Conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal, de 2018 a 2023. Foi eleito como Diretor Regional da Associação Brasileira de Educação Médica do Centro Oeste – ABEM CO, período 2022-2024. Atualmente está como Delegado Educador da ABEM, gestão 2024-2026. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em ensino, pesquisa e extensão em saúde, atuando, principalmente, com os seguintes temas: educação médica, sistema único de saúde, políticas públicas em saúde, planejamento e gestão em saúde, tuberculose, medicina do trabalho e ética médica.

Vilma Sousa Santana

Graduada em Medicina, com Mestrado em Saúde Comunitária pela Universidade Federal da Bahia. Obteve o título de Ph.D. em Epidemiologia pela University of North Carolina, UNC-CH, onde também realizou pós-doutorado em Epidemiologia Ocupacional. É Professora Titular Aposentada do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. Foi credenciada como Adjunct Faculty Abroad na University of North Carolina em Chapel Hill. Atua na área de Saúde do Trabalhador, especialmente em Epidemiologia da Saúde do Trabalhador, desenvolvendo pesquisas sobre determinantes da saúde do trabalhador, trabalho informal, acidentes de trabalho, trabalho da criança e do adolescente, custos com agravos ocupacionais à saúde, dentre outros. Foi colaboradora do Injury Research Prevention Center da University of North Carolina. Coordenou cursos de especialização em saúde do trabalhador presenciais e a distância. Foi vice-coordenadora da Rede de Conhecimento sobre Condições de Emprego e Desigualdades de Saúde, EMCONET, parte da Comissão de Determinantes Sociais de Saúde da Organização Mundial de Saúde. Coordenou o Centro Colaborador ISC/UFBA-MS/SVS/DISAST/CGSAT que desenvolveu ações de pesquisa, ensino e cooperação técnica. Participa da Women’s Informal Employment Globalizing and Organizing, WIEGO.

William Waissmann

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Residência Médica em Endocrinologia e Metabologia, no Hospital Universitário Pedro Ernesto – UERJ; Especialização em Nutrologia, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, pela Fundação Oswaldo Cruz; Especialização em Medicina do Trabalho, pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques; Mestrado em Saúde Pública, pela Fundação Oswaldo Cruz; Doutorado em Saúde Pública, pela Fundação Oswaldo Cruz; e Pós-doutorado em nanomedicina e nanotoxicologia, pelo Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo, Foi bolsista Fulbright, no Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health e Mount Sinai School of Medicine (Impactos das Nanotecnologias à Saúde e ao Ambiente). Foi pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz e médico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Foi membro do WHO NANOH Developing Group de asssessoria da Organização Mundial de Saúde, na área de Nanotecnologias, Nanomateriais, Saúde Ocupacional e Ambiental; e do Grupo de Trabalho (WG 3), de Saúde, Ambiente e Fatores Ambientais, da International Organization for Standardization (ISO); da Comissão de Estudo Especial de Nanotecnologia (CEE-89), da Associação Brasileira de Normas Técnicas. É membro titular da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, Associação Brasileira de Médicos Escritores, Associação Brasileira de Estudos de Obesidade e Síndrome Metabólica, Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Associação Brasileira de Nutrologia, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia; e Sociedades Brasileira e Norte-Americana de Toxicologia. É revisor de mais de 20 periódicos, editor-associado de um e consultor de Fundações de Amparo a Pesquisa de Estados Brasileiros e do Ministério da Saúde. É professor dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Pública e Saúde Pública e Meio Ambiente, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, e de Nutrição, da Universidade Federal Fluminense. Orientou 50 dissertações de mestrado e teses de doutorado. Tem experiência nas áreas de Endocrinologia, Nutrologia, Saúde Coletiva, Vigilância Sanitária/Regulação, Análises Clínicas, Medicina do Trabalho e Meio Ambiente, Nanotecnologias e Novas Tecnologias,, Cannabis medicinal e Divulgação do Conhecimento Científico, com ênfase em: obesidade e endocrinopatologia geral; uso de Cannabis medicinal; desenvolvimentos, usos, impactos, regulação e governança em saúde, nanotecnologias e novas tecnologias, efeitos endócrino-metabólicos, alimentares, nutricionais e impactos gerais à saúde e ambiente determinados por contaminantes e condições ambientais, laborais, incluindo doenças transmitidas por alimentos, agrotóxicos e poluentes orgânicos persistentes. Atua em mediação de conflitos e crises sanitárias.

Conselho Editorial Internacional

Cesar Reis (Loma Linda University – School of Medicine, Loma Linda, CA, EUA)
Christina Tikka (University of Eastern Finland, Kuopio, Finlândia)
Elia Enríquez Viveros (Instituto Nacional de Salud en el Trabajo y Ambiental A.C, Ciudad de México, México)
Eun-A Kim (Director General of Occupational Safety and Health Research Institute, Korea Occupational Safety and Health Agency Ulsan, Coreia do Sul)
Ewan McDonald (Healthy Working Lives Group, Institute of Health and Wellbeing, University of Glasgow,
Glasgow, Reino Unido.)
Gwen Orr Brachman (ACOEM (American College of Occupational and Environmental Medicine); ICOH (International Commission on Occupational Health), Newark, NJ, EUA.
Jonh Astete Cornejo (Centro Nacional de Salud Ocupacional y Protección del Ambiente para la Salud y Facultad de Medicina, Universidad Peruana Cayetano Heredia, Lima, Peru)
Juan Luis Cabanillas Moruno (Universidad de Sevilla, Universidad de Sevilla, Sevilha, Espanha)
Luca Coppeta (University of Rome Tor Vergata, Roma, Itália)
María Esther Linares Fernández (Instituto de Salud Ocupacional, La Habana, Cuba)
Maria Teresa del Campo (Universidade Autónoma de Madrid, Madri, Espanha)
Marta Cabrera (FomentaSalud, Santiago, Chile)
Melissa A. McDiarmid (Occupational & Environmental Medicine, School of Medicine, University of Maryland, Baltimore, MD, EUA)
Rene Loewenson (Training and Research Support Centre (TARSC)/Equinet, Harare, Zimbabwe)
Riita Sauni (Tampere University, Tampere, Finlândia)
Rui Nunes (Universidade do Porto, Porto, Portugal)
Salvador Moncada i Lluís (Instituto Sindical de Trabajo, Ambiente y Salud (ISTAS), Barcelona, Espanha)
Sergio Iavicoli (Italian Worker Compensation Authority (INAIL); International Commission on
Occupational Health (ICOH), Roma, Itália)
Tee L. Guidotti (The George Washington University, Washington, DC, EUA)
Viviana Gómez-Sánchez (Asociación Latinoamericana de Salud Ocupacional ALSO, Asociación Costarricense de Medicina del Trabajo ACOMET, San José, Costa Rica)
Yohama Caraballo-Arias (Università di Bologna Bologna, Itália)