Dia 15 de outubro: dia dos professores marca o calendário

O Dia 15 de outubro é uma data reservada para as comemorações do Dia do Professor.A data foi oficializada no calendário nacional pelo decreto federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963. Muito antes, D. Pedro I, imperador do Brasil, baixou um decreto imperial, em 1827, criando o Ensino Elementar no país, hoje conhecido como Ensino Fundamental.

O dia é importante para diversos segmentos da sociedade. Na Medicina, não poderia ser diferente. Médicos e médicas dedicam-se ao ensino e à pesquisa em todo o país, em todas as áreas do conhecimento.

Segundo o Censo Escolar de 2020, o Brasil tem mais de 2,6 milhões de professores na educação básica e Superior para 57,7 milhões estudantes. Cerca de 80% dos docentes atuam em escolas públicas e 15% do total estão em escolas rurais. Na educação superior, são 386 mil professores (Censo 2019). As mulheres são maioria entre os docentes nas escolas regulares, nas técnicas e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), representando 81% do total.

A participação feminina diminui quando se avança o nível das etapas de ensino. No ensino fundamental I, as professoras ocupam 88% dos postos, enquanto no nível II, elas representam 67% dos docentes. No ensino médio, o percentual cai ainda mais, para 58%.

A pandemia da Covid-19 provocou a paralisação do ensino em todo o país, com consequências para a maioria dos alunos, especialmente do ensino público, a maioria sem condições de ter internet ou mesmo celulares e computadores para assistir às aulas. Também muitos professores sentiram dificuldades para se adaptarem ao ensino pela internet.

A ANAMT parabeniza todos os profissionais que ensinam as outras profissões nesta data.

Por |2021-10-15T08:17:11-03:0015 de outubro de 2021|Institucional|Comentários desativados em Dia 15 de outubro: dia dos professores marca o calendário