I Simpósio Internacional da ANAMT: Teste rápido de Covid no âmbito do trabalho

“Teste rápido de Covid: quando e como usar no âmbito do Trabalho?”. Com esse tema, o Dr. Evaldo de Araujo proferiu a primeira palestra, na manhã desde sábado (2/10), último dia do I ANAMT International Symposium on Ocupational Health & Safety, realizado on-line.

O especialista destacou a importância da testagem rápida como um dos métodos para controlar e frear a disseminação do vírus da Covid-19, principalmente em ambientes de trabalho, em universidades, reuniões, entre outras situações, por permitir a obtenção de um resultado em poucos minutos e com custo baixo, sem necessidade de grandes logísticas – é o sistema ‘Point of Care Testing’. Em pouco tempo é possível ter o diagnóstico, mapear os contatos e indicar a quarentena, impedindo assim que mais pessoas sejam contaminadas.

“A testagem vai nos dar segurança para viver nossas vidas, para exercermos nosso trabalho e garantir que a nossa cadeia produtiva não seja impactada. Existem boas razões para a testagem”, enfatizou o especialista.

Segundo explicou, os testes são realizados para encontrar o disseminador assintomático e os super disseminadores, que transmitem o vírus para dezenas de pessoas. O princípio da testagem de detecção de antígenos é a facilidade de sua realização. “É feito no local, simples de realizar, baixa mobilização de recursos humanos e físicos, o resultado é imediato e pode ser feito pela própria pessoa, com o uso do swab nasal (cotonete longo esterilizado), sob supervisão de um profissional”, resumiu o médico.

Ao longo da exposição, o Dr. Evaldo apresentou outras ferramentas de diagnósticos, como RT-PCR e de Sorologia tradicional. Embora de extrema eficiência, são testes que exigem logística para aplicação e os resultados não são imediatos, devendo ser aplicados em situações específicas.

Por |2021-10-02T15:46:10-03:002 de outubro de 2021|Eventos|Comentários desativados em I Simpósio Internacional da ANAMT: Teste rápido de Covid no âmbito do trabalho