I Simpósio Internacional da ANAMT: saúde ocupacional em explorações mineiras

Encerrando o primeiro dia do I ANAMT International Symposium on Occupational Health & Safety, Dr. Cesar Cano falou sobre a saúde ocupacional em explorações mineiras. Ele falou sobre sua experiência na área no Peru, país em que a atividade representa mais de 6% do PIB e tem especificidades como a exploração mineral em altitude.

O especialista explicou que, no país, se treina médicos ocupacionais para esse setor, já que é necessário conhecer as condições ambientais, além de outros aspectos, como dificuldade de acesso às áreas de exploração e exposições comuns no setor, como vibração, ruídos, posturas forçadas prolongadas e aspectos relacionados ao local, como doenças endêmicas, clima e temperatura, além de fazer o escalonamento adequado das equipes. Nesse contexto, Dr. Cano explicou que o planejamento auxiliou no enfrentamento à Covid-19.

Entre as formas de administrar os riscos relacionados ao trabalho, ele pontuou a organização das equipes de acordo com exposições semelhantes e serviços específicos quando os trabalhadores se instalam no local, como disponibilização de ambulância. Ele também pontuou ferramentas usadas como programas de vigilância à saúde, higiene ocupacional, proteção respiratória e conservação da audição.

No caso de fadiga e sonolência, o especialista explicou que são identificados os trabalhadores mais expostos com levantamento de fatores de riscos e aplicação de testes, questionários e avaliação de especialista em sono.

Em relação à altura, ele destacou a importância do planejamento desde a viagem ao local de trabalho por conta da adaptação necessária ao novo ambiente. Nesse contexto, ele explicou que, com a Covid-19, muitos trabalhadores retornaram com mais problemas na exposição às condições desses locais, seja porque adquiriram a doença, ou pelo contexto da pandemia. Em muitos casos, o especialista explicou que foi feito o controle da saúde dos trabalhadores de forma remota.

Monitoramento epidemiológico, educação e comunicação foram algumas das medidas usadas no combate à pandemia entre os trabalhadores.

Por |2021-10-01T19:06:56-03:001 de outubro de 2021|Eventos|Comentários desativados em I Simpósio Internacional da ANAMT: saúde ocupacional em explorações mineiras