I Simpósio Internacional da ANAMT: saúde da mulher no trabalho

‘Saúde da mulher no trabalho’ foi o tema apresentado pela Dra. Viviana Gómez, da Costa Rica, presidente da Associação Latino-americana de Saúde Ocupacional (ALSO), na tarde desta sexta-feira (1º/10) no I ANAMT International Symposium on Ocupational Health & Safety.

Ela falou sobre a importância de se abordar o assunto diante das mudanças que estão correndo no mundo e, principalmente, considerando o contexto da pandemia de Covid-19. A especialista destacou alguns números para o entendimento da realidade da região onde estamos inseridos.

“Somos quase 1 bilhão de habitantes nas Américas. Temos um número grande de mulheres economicamente ativas na nossa população. Por isso é importante entender como estamos atendendo à saúde e a segurança dessa força feminina tão importante, que move nossa economia”, ressaltou Dra. Viviana.

Segundo ela, a igualdade de gênero tão almejada ainda está longe de ser realidade. “A igualdade não é só um direito fundamental. É também uma base necessária para um mundo pacífico, próspero e sustentável”, enfatizou.

Ao longo de sua exposição, a médica ressaltou que existem elementos que impedem e atrasam a participação laboral feminina. Isso porque muitas mulheres dedicam muito do seu tempo a tarefas não remuneradas. Outra questão de desequilíbrio é quanto à remuneração. “Mesmo assumindo a liderança no trabalho, as mulheres não são tão bem remuneradas como os homens exercendo os mesmos cargos e funções”, assinalou.

A palestrante falou sobre subemprego, estereótipos, violência doméstica e diversos outros problemas enfrentados pelas mulheres, situação muito agravada com a pandemia da Covid-19.

Por |2021-10-01T19:06:35-03:001 de outubro de 2021|Eventos|Comentários desativados em I Simpósio Internacional da ANAMT: saúde da mulher no trabalho